Lombas no piso para acabar com corridas de automóveis em ruas de Vialonga
Guarda Nacional Republicana tem reforçado patrulhamento na zona da Quinta do Serpa, em Vialonga, para tentar caçar condutores de automóveis que ali se juntam nas madrugadas de sexta-feira e sábado para fazer corridas à margem da lei.
As rectas na zona da Quinta do Serpa e por trás do Pingo Doce do Olival das Minas, em Vialonga, concelho de Vila Franca de Xira, vão receber lombas de alcatrão para obrigar os condutores a diminuir a velocidade. O objectivo é acabar com várias corridas de automóveis ilegais que ali estão a acontecer há várias semanas e também a variante de Vialonga vai ser alvo de maior fiscalização por parte das autoridades policiais.
Medidas que surgem depois de vários moradores terem manifestado à junta de freguesia e Guarda Nacional Republicana (GNR) a sua preocupação com as cada vez mais frequentes corridas de rua em carros modificados que ali acontecem. Fonte da GNR confirma a situação a O MIRANTE, garantindo que os militares estão a reforçar a sua presença nos locais já tendo mesmo sido identificados alguns condutores. Um papel que não é fácil para as autoridades já que neste jogo do gato e do rato os infractores colocam-se em fuga logo que percebem que a GNR está a caminho ou a chegar.
Quem ali vive está revoltado com a situação e tem receio de dar a cara com medo de represálias ou violência dos condutores que se juntam em grupos que chegam a ter várias dezenas de automóveis modificados, especialmente durante as madrugadas de sexta-feira, sábado ou feriados. Não só o descanso dos moradores fica afectado como também a segurança de quem conduz ou caminha pode estar em risco. “Além do barulho ensurdecedor e assustador para adultos e crianças é um perigo. Por volta das duas da manhã lá vão eles dar umas voltas na variante. Dezenas de carros”, avisa uma moradora a O MIRANTE.
O presidente da Junta de Vialonga, João Tremoço, confirma a situação e confessa-se também ele muito preocupado com o que se está a passar sobretudo pela segurança dos outros condutores ou de jovens e crianças que possam passar nos locais. “Já recebemos queixas, já transmitimos a nossa preocupação à GNR e estamos a tratar com a câmara do pedido para se colocarem lombas de alcatrão na zona que obriguem a reduzir a velocidade”, confirma o autarca. As últimas estatísticas davam conta das autoridades policiais terem travado mais de 1.500 corridas ilegais em Portugal nos últimos cinco anos.