Sociedade | 12-01-2024 10:50

Polícia Marítima caça 900 quilos de amêijoa ilegal na Póvoa de Santa Iria

Polícia Marítima caça 900 quilos de amêijoa ilegal na Póvoa de Santa Iria

Dois homens foram apanhados quando tentam colocar 32 sacas de amêijoa japónica num automóvel. A apanha deste bivalve é proibida por ser tóxica e prejudicial para a saúde humana.

Dois pescadores foram apanhados a traficar amêijoa japónica durante uma operação de vigilância da Polícia Marítima no dia 11 de Janeiro na Póvoa de Santa Iria, concelho de Vila Franca de Xira.

A Autoridade Marítima Nacional explica que durante a operação de vigilância no Tejo foram detectados os dois homens junto a uma viatura a carregar 32 sacos com amêijoa, capturada durante a noite de forma ilegal e após perseguição aos suspeitos conseguiram apreender a viatura e identificar os dois homens. Durante a pesagem as autoridades confirmaram tratar-se de 900 quilos de amêijoa que, por se ainda encontrar viva, foi devolvida ao rio. A Polícia Marítima tem vindo a desenvolver várias acções de combate à apanha ilegal da amêijoa japónica que, nesta altura do ano, apresenta uma maior actividade, quer dos mariscadores ilegais quer de quem saca os lucros desta actividade ilícita. Já em Dezembro a polícia apanhou meia tonelada destes bivalves na zona do Samouco e identificou 18 indivíduos.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo