Quatro centros de saúde com horário alargado para evitar idas desnecessárias às urgências
Objectivo é que os quatro centros de saúde em Cartaxo, Coruche, Rio Maior e Santarém sejam uma alternativa à procura dos serviços de urgência hospitalar.
A partir de 8 de Janeiro quatro centros de saúde da Unidade Local de Saúde (ULS) da Lezíria passaram a ter horário alargado: Cartaxo, Coruche, Rio Maior e Santarém. A ULS da Lezíria sublinha a importância de os utentes procurarem o seu médico de família para situações de doença aguda (não urgentes nem emergentes), para que possam ter um acompanhamento de proximidade e não atendimentos pontuais.
A opção pelos cuidados de saúde primários em situações de doença aguda não emergente, como sintomas respiratórios ligeiros a moderados, contribui para o melhor atendimento dos utentes e para diminuir a pressão nos serviços de urgência hospitalar. Neste momento de maior procura de cuidados de saúde, o objectivo é que os quatro centros de saúde sejam uma alternativa à procura dos serviços de urgência hospitalar para situações de doença aguda, garantindo resposta no período nocturno, pós-laboral e ao fim-de-semana, refere a entidade em comunicado.