José Pires consegue oito mil euros em dez dias para nova cadeira de rodas desportiva

Campanha solidária permitiu ao atleta natural de Samora Correia adquirir cadeira para competir em andebol adaptado. O equipamento antigo tinha mais de uma década de uso.
José Pires, natural de Samora Correia, viu a sua vida dar uma reviravolta em 2017, quando uma infecção na medula o deixou paralisado dos membros inferiores. Aos 31 anos, passou de uma vida activa para a condição de tetraplégico. Mas foi no andebol adaptado, através da equipa do clube do Centro de Reabilitação Rovisco Pais, da Tocha, que reencontrou o sorriso. Agora, graças à solidariedade que se uniu em apenas 10 dias, vai poder continuar a competir com uma nova cadeira de rodas desportiva avaliada em oito mil euros.
A campanha de angariação de fundos terminou ao décimo dia com a meta atingida, segundo anunciou José Pires, que foi partilhando actualizações diárias, dando a conhecer o contributo de cidadãos e empresas. No agradecimento público, não esqueceu ninguém. “Quero agradecer a todos sem excepção, a quem contribuiu com 1 euro, ao que ‘apenas’ partilhou, ao que teve uma palavra de conforto, ao simples anónimo, a sério, a todos, mesmo!”, partilhou.
A nova cadeira vem substituir um modelo com mais de 12 anos de uso, ultrapassado face às exigências competitivas actuais. As cadeiras que a sua equipa utiliza já passaram por muitos atletas. Estão muito desgastadas e, em alguns casos, já nem existe material de substituição. “Hoje usam-se raios de carbono e nós ainda jogamos com raios de alumínio”, explicou o atleta.
José Pires, de 40 anos e a residir em Samora Correia, faz deslocações de mais de 200 quilómetros para treinar e jogar, permanecendo, por vezes, algumas semanas fora de casa. Diagnosticado com mielite, José perdeu a sensibilidade nas pernas em 2017. A doença surgiu sem aviso e sem explicação. Tem outros projectos para o futuro, entre eles a Volta a Portugal em cadeira de rodas, que pretende realizar com dois amigos, e a promoção de acções de sensibilização.