Sociedade | 11-06-2022 17:59

3,5 milhões investidos em políticas ambientais nos hospitais do Médio Tejo

Casimiro Ramos, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo

Centro Hospitalar do Médio Tejo investiu mais de 3,5 milhões de euros em medidas de eficiência e sustentabilidade energética nas unidades de Torres Novas, Tomar e Abrantes. Medida prevê poupanças anuais de energia superiores a mais de um milhão de euros. Dia Mundial do Ambiente celebrou-se a 5 de Junho.

As três unidades do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), localizadas em Abrantes, Tomar e Torres Novas, reforçaram o seu compromisso com a sustentabilidade ambiental na área da Saúde. O CHMT já investiu em 2022 mais de 3,5 milhões de euros na implementação de um conjunto de medidas de optimização e eficiência energética, que devem levar a uma poupança na factura energética superior a um milhão de euros anuais.
Através de candidaturas instruídas ao POSEUR – Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, – que garantiram uma comparticipação do Fundo de Coesão superior a 95%, foram realizadas obras para reduzir emissões de gases nocivos que provocam efeito de estufa.
Dos vários investimentos destaca-se a aposta nas energias renováveis, com a instalação de sistemas fotovoltaicos para auto-consumo nas unidades de Abrantes, Tomar e Torres Novas. No domínio das energias “limpas” há ainda a destacar a instalação de um sistema solar térmico em Torres Novas.
A substituição das caldeiras de condensação e a adopção de iluminação LED também são investimentos realizados com elevados ganhos de desempenho e eficiência energética. A substituição de “chillers” e a substituição de caixilharias da fachada sul em Abrantes são outros exemplos das melhorias.
Com estes investimentos o CHMT afirma-se como uma instituição cada vez mais amiga do ambiente e empenhada em construir um futuro mais sustentável da Saúde. O compromisso materializou-se também na constituição da Comissão Hospitalar de Ambiente e Sustentabilidade, uma iniciativa pioneira no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
“Passo a passo, com pequenas medidas ou com investimentos mais vultuosos, caminhamos rumo a uma saúde mais sustentável, com maior optimização dos recursos. Contamos com todos os profissionais de saúde neste desígnio global e lançamos também este desafio aos nossos utentes: um melhor ambiente resulta numa melhor saúde para todos”, afirma Casimiro Ramos, presidente do conselho de administração do CHMT.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo