Sociedade | 11-02-2022 21:00

Alerta para falta de enfermeiros e elevado volume de horas extra no Hospital de VFX

Depois de confrontado com um utente em Janeiro o presidente do conselho de administração do hospital (à direita) está agora na linha de fogo dos sindicatos

Sindicato dos Enfermeiros Portugueses diz que faltam profissionais e os que existem estão a ser obrigados a realizar mais horas extraordinárias do que deviam. Administração admitiu que falta gente para fazer o serviço.

Depois das queixas da Ordem dos Médicos é a vez do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) também se mostrar preocupado com a situação que se vive no Hospital de Vila Franca de Xira exigindo soluções à administração liderada por Carlos Andrade Costa. O SEP alerta para ainda não estarem implementadas as 35 horas semanais de trabalho, o mapa de pessoal estar aquém das necessidades assistenciais e de segurança no hospital, haver carência de enfermeiros e um elevado volume de horas extraordinárias a serem exigidas a quem ali trabalha.
Para o sindicato é fundamental a adesão do hospital aos instrumentos de regulamentação colectiva de trabalho, que permita aos profissionais trabalhar 35 horas por semana. “Reiterámos que, a exemplo de outras instituições, a administração dentro da sua autonomia gestionária poderia ter avançado com a aplicação das 35 horas, tanto para enfermeiros com contrato individual de trabalho que já exercem funções no hospital como para as novas contratações. A não aplicação prejudica fortemente a fixação de enfermeiros e contratação de outros”, alerta o SEP.

Mapa de pessoal aquém das necessidades

Face ao elevado volume de trabalho extraordinário requerido aos profissionais, o sindicato avisa que o mapa de pessoal “está muito aquém” das necessidades e que os elevados ritmos de trabalho, “a irregular rotatividade pelos serviços e a forte pressão das necessidades” está a levar os enfermeiros à exaustão com conseguências negativas para os utentes.
A 30 de Novembro de 2021 existiam 437 enfermeiros no hospital. A administração confirmou ao sindicato a carência destes profissionais e culpou a anterior gestão privada lamentando ter herdado um défice de 84 profissionais sendo necessária a contratação de mais 49 enfermeiros para compensar a reconversão para as 35 horas semanais. Carlos Andrade Costa já decidiu cessar as acumulações internas a recibo verde e diz aguardar autorização da tutela para contratar mais 23 enfermeiros e outros oito para iniciar o funcionamento da unidade de hospitalização domiciliária.
Ficou agendada entretanto uma reunião entre o sindicato e a direcção de enfermagem para Fevereiro para aferir se algumas das situações relatadas foram entretanto resolvidas. “Continuamos na linha da frente como os enfermeiros na resolução destes problemas e injustiças”, frisa o sindicato. O Hospital de Vila Franca de Xira passou para a gestão do Estado a 12 de Maio de 2021.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo