Sociedade | 10-06-2022 14:59

<strong>Arrancou campanha de desbaratização no concelho de VFX</strong>

Vereadora da Coligação Nova Geração avisa que excesso de baratas já se sente.

Arrancou a 1 de Junho em Alverca do Ribatejo a campanha de desbaratização do concelho de Vila Franca de Xira deste ano que visa combater e prevenir a multiplicação das pragas urbanas de baratas.

Do calendário agora divulgado, depois de Alverca seguem-se acções de desbaratização em Vila Franca de Xira (entre 8 e 16 de Junho), Cachoeiras (dia 17), Alhandra (de 17 a 20), Sobralinho e Castanheira do Ribatejo ( dia 21), São João dos Montes e Calhandriz (dia 22), Forte da Casa (de 23 a 27), Póvoa de Santa Iria (de 27 a 1 de Julho) e, por fim, Vialonga (de 1 a 5 de Julho).

Todos os anos o problema das baratas tem sido alvo de queixas da comunidade e na última reunião pública de câmara a vereadora Ana Afonso, da Coligação Nova Geração (PSD/MPT/PPM) alertou para “enormes problemas de baratas” que já se sentem em diversas áreas urbanas do concelho, em particular em Alverca, Póvoa de Santa Iria e Alhandra. “Temos tido queixas em cafés onde as baratas entram pela porta e fazem companhia a quem está a tomar o pequeno almoço. Isso não é nada agradável. Vale a pena fazer desbaratizações mais frequentes”, criticou.

O município veio entretanto garantir que tem desenvolvido nos últimos anos um trabalho contínuo de desinfecção urbana, nomeadamente para controlo de pragas de ratos e baratas através de acções que visam salvaguardar a saúde pública e reduzir o risco de exposição dos moradores a estas pragas.

As campanhas de desbaratização são feitas “com recurso a insecticidas homologados pela Direcção-Geral da Saúde” e aplicados directamente nos colectores domésticos de esgotos de todo o concelho. “A proliferação de pragas, em particular ratos e baratas, está relacionada com a expansão urbana e as condições climatéricas, com as temperaturas mais elevadas a contribuir para o aparecimento e proliferação destas pragas por potenciar a eclosão dos seus ovos”, explica o município.

Além das acções agora programadas a câmara garante que irá intervir em desinfestações pontuais sempre que necessário na via pública, junto a linhas de água, em escolas públicas ou equipamentos municipais. “Estas intervenções pretendem solucionar focos específicos de pragas abrangentes como ratos, baratas, pulgas, carraças ou vespas”, conclui.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo