Sociedade | 21-07-2022 12:59

Autarcas de Mação alvo de calúnias e ofensas através de cartas anónimas

Autarcas de Mação alvo de calúnias e ofensas através de cartas anónimas

Vasco Estrela e António Louro são os visados destas missivas que foram enviadas para juntas de freguesia, município e empresários do concelho.

“Assalto à propriedade rústica do concelho”; “Segue-se assalto aos fundos comunitários”; “Agora os fundos já não lhes chegam, querem servir-se das AIGP’s para no final ficarem com tudo”. Estas são algumas das acusações anónimas, escritas à mão em caixa alta, onde o presidente e o vice-presidente da Câmara de Mação, Vasco Estrela e António Louro, são difamados e ofendidos. Vasco Estrela denunciou a situação na sua página pessoal da rede social Facebook esclarecendo que foram enviadas dezenas de cartas anónimas para o concelho de Mação, e não só, nomeadamente para a câmara, juntas de freguesia e empresários com estas afirmações “atentatórias do meu bom nome e do António Louro”.

Vasco Estrela lamenta toda esta situação, não por si, mas pela sua família, em particular os seus filhos. “De nada vale rebater a estes cobardes ignorantes as ofensas que escreveram. Não é a primeira vez que sou alvo destes ataques anónimos e, provavelmente, não será a última. O anonimato é mesmo a única arma dos cobardes”, acusou. As cartas incluem a foto de Vasco Estrela e António Louro com diversas frases difamatórias. Segundo o autarca, as missivas foram enviadas por correio a partir do código postal de Beja.

O teor das cartas é sobretudo sobre as Áreas Integradas de Gestão da Paisagem, um programa implementado pelo Governo que pretende transformar a paisagem, de modo mais sustentável e ordenada e que reduza o risco de incêndios, e da qual Vasco Estrela e António Louro têm sido grandes defensores. Em Agosto de 2021 Mação assinou contratos-programa com o Governo para a criação de nove Áreas Integradas de Gestão da Paisagem (AIGP). Quatro foram submetidas pelo município de Mação e cinco pela Aflomação – Associação Florestal do concelho de Mação.

“Os projectos prevêem a gestão de 20 mil hectares conforme a estratégia que vem sendo defendida há mais de uma década pelo nosso município no sentido de dar novo sentido e aproveitamento à floresta, modificando a paisagem e trabalhando para mudar a realidade que são os fogos florestais de grande intensidade e que, entre 2017 e 2019, fustigaram mais de 80% do concelho de Mação”, referiu Vasco Estrela o ano passado.

O autarca não escondeu o incómodo com a situação e apresentou queixa na GNR. Esta não é a primeira vez que Vasco Estrela é alvo de acusações através de cartas anónimas. O último aconteceu em Queixoperra, aldeia onde o autarca participava numa iniciativa. À saída encontrou no párabrisas do seu automóvel um bilhete, escrito à mão, onde era ameaçado de morte e lhe eram feitas ofensas pessoais. Nessa altura também foi apresentada queixa na GNR.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo