Sociedade | 21-07-2022 11:59

Canavial por cortar na Proverba preocupa comunidade de Alverca

O problema, dizem os populares, é que a falta de recolha das canas cortadas, que ficam empilhadas no leito da ribeira, permite que as mesmas voltem a crescer bastando que para isso haja alguma humidade por perto.

A linha de água que os moradores apelidaram de ribeira da Proverba, na estrada da Proverba, em Alverca do Ribatejo, está coberta de mato e canaviais em grande parte da sua extensão, o que tem vindo a preocupar os moradores devido à proximidade com as habitações numa época em que os incêndios estão na ordem do dia.
A Câmara de Vila Franca de Xira, responsável pela limpeza e desmatação das linhas de água do concelho, confia o serviço a uma empresa privada que todos os anos realiza o serviço atempadamente antes do início do Verão. O problema, dizem os populares, é que a falta de recolha das canas cortadas, que ficam empilhadas no leito da ribeira, permite que as mesmas voltem a crescer bastando que para isso haja alguma humidade por perto.
Estando a ribeira da Proverba bastante próxima das habitações os moradores pedem a rápida acção do município para que se previna o risco de incêndio. Cláudio Lotra, presidente da União de Freguesias de Alverca do Ribatejo e Sobralinho, conta a O MIRANTE que já reforçou junto do município a necessidade de se realizarem trabalhos adicionais de desmatação na área da Proverba e outros pontos da união de freguesias, de forma a tranquilizar a população.
“O problema que temos vindo a notar não se prende com a limpeza não ser bem feita, porque é, mas por norma as empresas que fazem estes serviços não recolhem os sobrantes. Com as temperaturas a subir e a humidade a manter-se elevada, os caniçais, que são uma espécie infestante, crescem rapidamente. Como esta situação preocupa a nossa população já fizemos chegar a alguns pedidos ao município e aguardamos agora a próxima limpeza”, explica.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo