Sociedade | 28-02-2022 13:41

<strong>Cardeal de Leiria-Fátima fala em guerra “trágica e criminosa” na Ucrânia</strong>

Santuário de Fátima tem enviado apoio financeiro para o povo ucraniano através da Cáritas.

O cardeal António Marto, administrador apostólico da diocese de Leiria-Fátima, condenou a “guerra trágica e criminosa” na Ucrânia e implorou pelo seu fim, durante uma homília no Santuário de Fátima.

“Imploramos o fim de uma guerra trágica e criminosa e que a capital ucrâniana, Kiev, seja novamente uma cidade aberta”, disse.

O administrador apostólico junta-se ao Papa Francisco e à Comunidade de Santo Egídio na oração por um “cessar-fogo imediato” e renova o convite a fazer a 2 de Março, um dia de oração e jejum pela paz na Ucrânia.

“Do nosso Santuário manifestamos toda a nossa solidariedade com o povo da Ucrânia que sofre este terrível flagelo, destruidor de um povo”, refere nota.

Desde segunda-feira que o Santuário tem uma corrente de oração na recitação do rosário. Acresce à oração, o envio de um apoio financeiro para a ajuda humanitária ao povo ucraniano, através da Cáritas portuguesa.

A Rússia lançou na quinta-feira de madrugada, 24 de Fevreiro, uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que já provocaram centenas de vítimas mortais e milhares de feridos.

O ataque foi condenado pela generalidade da comunidade internacional e motivou reuniões de emergência de vários governos, incluindo o português, e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), UE e Conselho de Segurança da ONU, tendo sido aprovadas sanções em massa contra a Rússia.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo