Sociedade | 26-06-2022 18:00

Concursos desertos adiam obras em passagens de nível de Santarém

A passagem, de nível do Peso encontra-se encerrada desde o acidente mortal ocorrido em Abril de 2020

A supressão da passagem de nível das Assacaias continua a não sair do papel, tal como as obras na passagem de nível do Vale de Santarém. A passagem de nível do Peso continua fechada, mais de dois anos após o último acidente mortal ali registado com os inerentes transtornos causados aos habituais utilizadores.

O concurso público para a supressão da passagem de nível das Assacaias ficou deserto, pelo que as há muito ambicionadas obras vão sofrer mais um adiamento. A passagem de nível das Assacaias, na estrada nacional que cruza a Linha do Norte entre a Ribeira de Santarém e Alcanhões, vai ser substituída por uma variante rodoviária com cerca de um quilómetro de extensão e que é reclamada há pelo menos duas décadas.
O concurso público foi publicado em Diário da República no dia 28 de Dezembro 2021. O valor base da empreitada era 1.750.000 euros e o prazo previsto para execução da obra de 270 dias. A intenção da empresa pública Infraestruturas de Portugal é acabar de vez com essa passagem de nível da Linha do Norte nos arredores de Santarém e que tantos constrangimentos causa ao trânsito rodoviário entre a Ribeira de Santarém e Alcanhões.
Trata-se de uma obra há muito reclamada por autarcas e população e que poderia ser desnecessária caso fosse construída a variante ferroviária a Santarém, com o consequente desvio da Linha do Norte da cidade, como estava nos planos do Governo há uma dúzia de anos. Só que, entretanto, esse projecto desapareceu das prioridades governamentais e as obras nas passagens de nível voltaram à ordem do dia.
Também o concurso para execução de obras na passagem de nível do Vale de Santarém não teve empresas interessadas, informou o presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, na última reunião do executivo, após ser questionado pelo vereador do Chega Pedro Frazão. Ricardo Gonçalves referiu que a solução ideal seria proceder-se ao desvio do traçado da Linha do Norte, mas “como isso não está nos planos do Governo, infelizmente, estes investimentos têm de ser feitos”.
Passagem de nível do Peso fechada há mais de dois anos
Outra passagem de nível que carece de solução é a do Peso, igualmente nos arredores de Santarém, encerrada desde Abril de 2020 quando ali se deu um segundo acidente mortal no prazo de quatro anos envolvendo um camião e um comboio. À partida a solução será a construção de um viaduto sobre a ferrovia, mas tarda em haver luz ao fundo do túnel.
O fecho dessa travessia ao trânsito rodoviário causa transtornos aos habituais utilizadores. Tal como O MIRANTE tem relatado, os agricultores com propriedades nos campos das Caneiras queixam-se dos enormes prejuízos que o encerramento da passagem de nível do Peso causa. Com a interdição daquela passagem rodoviária são obrigados a percorrer o dobro dos quilómetros com os reboques carregados de produtos por vias degradadas. A população fica também sem um importante acesso alternativo, caso as águas do Tejo subam e deixem intransitável a principal ligação a Santarém, pelas Ómnias.

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