Sociedade | 06-06-2022 12:03

<strong>Crianças aprendem a arte de fazer pão no Sobralinho  </strong>

<strong>Crianças aprendem a arte de fazer pão no Sobralinho  </strong>

Ao longo de cinco dias, centenas de crianças aprenderam a fazer pão, numa iniciativa promovida pela Associação de Reformados Pensionistas e Idosos da Freguesia do Sobralinho. A padeira “Quelinhas” explicou a O MIRANTE o segredo da arte de fazer pão e mostrou-se satisfeita por partilhar a sua sabedoria com os mais novos.

A Associação de Reformados Pensionistas e Idosos da Freguesia do Sobralinho (ARPIFS) recebeu nas suas instalações cerca de 600 crianças de várias escolas das freguesias para aprenderem todos os passos da confecção do pão. Intitulada “Da Espiga ao Pão”, a iniciativa realizou-se no âmbito das celebrações do Dia Mundial da Criança, que se comemora a 1 de Junho.  

A exposição demorou mais de um mês a ser montada por vários sócios da associação. Os alunos aprenderam a preparar a terra para receber as sementes, a semear, as diferentes fases da espiga de trigo até ser colhido, a transformação em farinha no moinho e o processo da cozedura. A exposição incluiu uma recriação da aldeia do Sobralinho. 

O MIRANTE marcou presença na iniciativa e conversou com João Mendes e Felizarda Correia, da direcção da associação. “Embora sejamos uma associação de reformados, dedicamo-nos muito às crianças”, referem, com um sorriso no rosto. Felizarda Correia acrescenta que a intenção da iniciativa é educar as crianças e ensinar-lhes de onde vêm os alimentos que consomem diariamente.  

Reportagem desenvolvida na próxima edição impressa de O MIRANTE.  

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo