Sociedade | 23-02-2022 21:00

Edição Semanal. Menino que caiu numa fossa tem livro solidário que alerta para os riscos das brincadeiras

Santiago caiu numa fossa perto de sua casa, no concelho de Tomar, em 2013 e ficou com paralisia cerebral. O irmão mais novo, Salvador, é quem mais estimula o seu desenvolvimento

Um jornalista e uma técnica de vendas editaram um livro solidário para angariarem fundos que ajudem a família do Santiago a pagar os tratamentos. A criança ficou confinada a uma cama depois de ter caído numa fossa perto da casa onde vive.

Um casal, ele jornalista numa revista para crianças e ela técnica de promoção de vendas, editaram um livro para ajudarem o menino de Vale Carneiro, concelho de Tomar, que não fala, não vê e não anda desde há nove anos quando caiu numa fossa. Fernando Félix Ferreira e Maria José conheceram a história de Santiago Rodrigues e visitaram-no em sua casa decidindo contribuir para pagar despesas com tratamentos mas de uma forma que contribuísse para sensibilizar para a empatia e solidariedade, a deficiência e a diferença e os riscos nas brincadeiras de crianças. A obra é constituída por 14 contos assinalando também o 14º aniversário de Santiago.
Fernando Félix Ferreira, jornalista na revista infanto-juvenil Audácia, explica que o livro tem a participação de vinte pessoas, entre elas a escritora Alice Vieira. Doze escreveram os contos, sete fizeram as ilustrações e um fez a revisão do Português. O valor vai todo para ajudar o menino, que precisa permanentemente de terapia muscular e da fala para minimizar a paralisia cerebral que sofreu. O livro está disponível a partir de sete euros e cada um pode dar o que quiser acima desse valor. A primeira edição de mil livros, que esgotou numa semana, foi oferecida. A segunda saiu recentemente com dois mil exemplares, dos quais já foram vendidos cerca de metade.
A reportagem de O MIRANTE: “Justiça culpa menino por ter caído numa fossa enquanto família luta para lhe dar condições”, publicada em Janeiro de 2020, sensibilizou o casal para fazer algo em favor da família. Na altura, quando tinha acabado de fazer 12 anos de idade, a 23 de Dezembro, contávamos que a melhor coisa que tinha acontecido desde o acidente foi o nascimento do irmão Salvador, que é quem mais estimula o Santiago com brincadeiras, com beijos, com amor.
A batalha jurídica contra o dono do terreno onde estava a fossa, vizinho e irmão do avô, terminou nessa altura, ao fim de sete anos e dois recursos para a Relação e para o Supremo, cujas decisões foram no sentido de desculpar o proprietário. O Supremo Tribunal de Justiça considerou que a fossa estava tapada com uma chapa e, embora não se tivesse apurado a resistência desta, não se pode atribuir responsabilidades ao dono da fossa. Considerando mesmo que terá sido o menor, na altura com cinco anos, a desviar a chapa e que foi ele que contribuiu para a tragédia subtraindo-se à vigilância da avó paterna.
A família tem feito rifas e espalha caixas de recolha de moedas nos estabelecimentos. O menino recebe cerca de 60 euros de abono de família, num total de 90 euros, e a avó recebe 80 euros como cuidadora.
O acidente ocorreu no dia 14 de Maio de 2013 quando se deu pela falta de Santiago que costumava brincar no quintal. Quando se verificou existir uma fossa no terreno contíguo, que desconheciam, e o pai do menino atirou-se para o interior e resgatou o filho inanimado. Não se sabe quantos minutos Santiago esteve dentro da fossa sem oxigénio. Voltou a dar sinais de vida uma hora após as manobras de reanimação da equipa do INEM. Santiago ficou com uma paralisia cerebral muito grave. Os tratamentos que tem recebido, que com a pandemia foram interrompidos, mas tem recebido em casa os fisioterapeutas e terapeutas da fala. Ao longo destes anos já há uma pequena vitória de conseguir dizer olá e obrigado.
Os livros podem ser pedidos contactando o pai, Fábio Rodrigues, pelo telemóvel 917 531 994; ou a madrinha de Santiago, Filipa Rodrigues (917 825 114). A oferta pode ser feita através do IBAN da família Rodrigues: PT50 0033 0000 4542 3191 0410 5. Pode conhecer e acompanhar a situação do Santiago em: facebook.com/todospelosantiagotomar.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo