Edição Semanal. Robótica e programação são uma paixão para alunos de Abrantes
Projecto T-CODE resulta de uma parceria entre o município, Tagusvalley, agrupamentos de escolas e Fundação Raspberry Pi.
Alexandre Neves quer ser piloto de aviões porque, diz, é uma área onde se trabalha com robótica. Gustavo Costa sonha em ser cientista. Quer fazer muitas experiências e, quem sabe, aprender a criar máquinas mais evoluídas do que as que existem hoje. Alexandre e Gustavo são alunos do 4º ano de escolaridade do Centro Escolar da Bemposta, concelho de Abrantes.
Foi neste estabelecimento de ensino que o executivo municipal, liderado por Manuel Valamatos, deu a conhecer os resultados e mais-valias do projecto T-CODE, criado em 2018. A iniciativa teve lugar na manhã de 7 de Abril e integrou as Jornadas da Educação que decorreram no concelho durante essa semana. Os alunos juntaram-se na biblioteca do centro escolar e aguardaram pelo início da aula, não conseguindo esconder a excitação pela próxima hora de aula do projecto T-CODE.
Os alunos construíram um mapa, onde desenharam os principais locais da aldeia da Bemposta, como a junta de freguesia, a igreja ou o cemitério. Por este mapa fizeram um traçado a linha preta por onde vão passar os carros que os alunos programaram com a ajuda dos responsáveis do T-CODE. Enquanto os coordenadores programam os carros com a ajuda de alguns alunos, outros já estão em cima do mapa com o carro, ainda não programado, a estudar as hipóteses por onde a viatura vai passar.
Homero Cardoso, coordenador do projecto desenvolvido pela Tagusvalley – Parque de Ciência e Tecnologia – explica a O MIRANTE que o T-CODE pretende ensinar programação aos alunos num ambiente descontraído e de diversão, desenvolvendo nas crianças um conjunto de competências úteis para a vida escolar e profissional, como a criatividade, resolução de problemas, colaboração e partilha. Também desenvolve o desejo e a capacidade de produzir conteúdos digitais”, esclarece.
A vereadora da Educação, Celeste Simão, também presente na iniciativa, explicou que o T-CODE é um sucesso e que os professores pedem-lhe mais aulas. “Os professores fazem este pedido porque são os alunos que pedem. Ficam tristes e dizem que uma hora passa num instante. Este é o melhor sinal de que este projecto está a cumprir todos os seus objectivos”, referiu a autarca.
“O futuro passa pelo mundo digital e a programação é uma disciplina que educa de uma forma diferente. Talvez por isso haja muito mais motivação e nós observamos a forma empenhada, dedicada e curiosa com que os nossos alunos se envolvem com estas matérias e como relacionam estes assuntos com as outras matérias do projecto escolar”, esclareceu Manuel Valamatos.
T-CODE chega a mais de 700 alunos no concelho
O T-CODE nasceu em 2018 como projecto-piloto no âmbito do projecto educativo planeado pela Câmara de Abrantes e integrado nas medidas de intervenção precoce, redução do abandono escolar e promoção do projecto educativo. É desenvolvido e dirigido por quatro técnicos do Tagusvalley e, actualmente, envolve todas as turmas do 3º e 4º anos do concelho de Abrantes (27 turmas), num universo de mais de 430 alunos e cerca de 30 professores.
No actual ano lectivo foi alargado a 14 turmas do 5º ano de escolaridade, que inclui cerca de 250 alunos e 11 professores, e a três turmas do 10º ano (60 alunos e uma professora). O T-CODE está a expandir-se a outros municípios abrangendo um total de 1.200 alunos do primeiro ciclo em quatro concelhos nomeadamente Abrantes, Torres Novas, Sardoal e Ferreira do Zêzere.
O projecto T-CODE é uma parceria entre a Câmara de Abrantes, os Agrupamentos de Escolas do concelho, do Tagusvalley e da Fundação Raspberry Pi, com sede na Grã-Bretanha.