Sociedade | 14-04-2022 21:00

Edição Semanal. Robótica e programação são uma paixão para alunos de Abrantes

Objectivo é desenvolver um conjunto de competências úteis para a vida pessoal e profissional dos alunos

Projecto T-CODE resulta de uma parceria entre o município, Tagusvalley, agrupamentos de escolas e Fundação Raspberry Pi.

Alexandre Neves quer ser piloto de aviões porque, diz, é uma área onde se trabalha com robótica. Gustavo Costa sonha em ser cientista. Quer fazer muitas experiências e, quem sabe, aprender a criar máquinas mais evoluídas do que as que existem hoje. Alexandre e Gustavo são alunos do 4º ano de escolaridade do Centro Escolar da Bemposta, concelho de Abrantes.
Foi neste estabelecimento de ensino que o executivo municipal, liderado por Manuel Valamatos, deu a conhecer os resultados e mais-valias do projecto T-CODE, criado em 2018. A iniciativa teve lugar na manhã de 7 de Abril e integrou as Jornadas da Educação que decorreram no concelho durante essa semana. Os alunos juntaram-se na biblioteca do centro escolar e aguardaram pelo início da aula, não conseguindo esconder a excitação pela próxima hora de aula do projecto T-CODE.
Os alunos construíram um mapa, onde desenharam os principais locais da aldeia da Bemposta, como a junta de freguesia, a igreja ou o cemitério. Por este mapa fizeram um traçado a linha preta por onde vão passar os carros que os alunos programaram com a ajuda dos responsáveis do T-CODE. Enquanto os coordenadores programam os carros com a ajuda de alguns alunos, outros já estão em cima do mapa com o carro, ainda não programado, a estudar as hipóteses por onde a viatura vai passar.
Homero Cardoso, coordenador do projecto desenvolvido pela Tagusvalley – Parque de Ciência e Tecnologia – explica a O MIRANTE que o T-CODE pretende ensinar programação aos alunos num ambiente descontraído e de diversão, desenvolvendo nas crianças um conjunto de competências úteis para a vida escolar e profissional, como a criatividade, resolução de problemas, colaboração e partilha. Também desenvolve o desejo e a capacidade de produzir conteúdos digitais”, esclarece.
A vereadora da Educação, Celeste Simão, também presente na iniciativa, explicou que o T-CODE é um sucesso e que os professores pedem-lhe mais aulas. “Os professores fazem este pedido porque são os alunos que pedem. Ficam tristes e dizem que uma hora passa num instante. Este é o melhor sinal de que este projecto está a cumprir todos os seus objectivos”, referiu a autarca.
“O futuro passa pelo mundo digital e a programação é uma disciplina que educa de uma forma diferente. Talvez por isso haja muito mais motivação e nós observamos a forma empenhada, dedicada e curiosa com que os nossos alunos se envolvem com estas matérias e como relacionam estes assuntos com as outras matérias do projecto escolar”, esclareceu Manuel Valamatos.

Jovens construíram um mapa onde desenharam os principais locais da aldeia da Bemposta
Jovens construíram um mapa onde desenharam os principais locais da aldeia da Bemposta

T-CODE chega a mais de 700 alunos no concelho
O T-CODE nasceu em 2018 como projecto-piloto no âmbito do projecto educativo planeado pela Câmara de Abrantes e integrado nas medidas de intervenção precoce, redução do abandono escolar e promoção do projecto educativo. É desenvolvido e dirigido por quatro técnicos do Tagusvalley e, actualmente, envolve todas as turmas do 3º e 4º anos do concelho de Abrantes (27 turmas), num universo de mais de 430 alunos e cerca de 30 professores.
No actual ano lectivo foi alargado a 14 turmas do 5º ano de escolaridade, que inclui cerca de 250 alunos e 11 professores, e a três turmas do 10º ano (60 alunos e uma professora). O T-CODE está a expandir-se a outros municípios abrangendo um total de 1.200 alunos do primeiro ciclo em quatro concelhos nomeadamente Abrantes, Torres Novas, Sardoal e Ferreira do Zêzere.
O projecto T-CODE é uma parceria entre a Câmara de Abrantes, os Agrupamentos de Escolas do concelho, do Tagusvalley e da Fundação Raspberry Pi, com sede na Grã-Bretanha.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo