Sociedade | 18-02-2022 11:59

Empresa energética investe 380 milhões em Coruche

Empresa energética investe 380 milhões em Coruche

Basadre Energias Renovables 4 vai construir uma central de produção de energia fotovoltaica na Herdade da Agolada de Cima.

A Câmara Municipal de Coruche aprovou, em reunião do executivo, o estabelecimento de um protocolo com a empresa Basadre Energias Renovables 4, para a construção de uma central fotovoltaica na Herdade da Agolada de Cima, representando um investimento previsto na ordem dos 380 milhões de euros.

O protocolo, que entra em vigor após o licenciamento para a instalação da central que vai ocupar uma área de 800 hectares, é válido durante 20 anos. A unidade vai produzir um total de 420 megawatts, que se traduz em 56 megawatts por hora/ano per capita e vai permitir poupar 420 mil toneladas de emissões de CO2, revela a autarquia em comunicado.

A Basadre compromete-se também a financiar 20 bolsas de estudo anuais, no valor de dois mil euros, e a realizar estudos energéticos no município para caracterizar a matriz energética do concelho, os níveis e as tipologias de consumo. Dessa avaliação resultará a elaboração de um plano de combate à pobreza energética e a realização das Jornadas Anuais Energéticas, com o objectivo de tornar acessível a todos a informação relativa à eficiência energética e à produção descentralizada.

A empresa vai também elaborar um estudo técnico de eficiência energética e o respectivo plano de implementação para todos os equipamentos e edifícios municipais, de forma a reduzir o consumo energético. Durante o período de construção da infraestrutura, com uma duração prevista de 16 meses, a empresa vai dar prioridade à contratação directa e indirecta local, assim como para a manutenção da infraestrutura. Ficou ainda previsto o estabelecimento da sede da empresa no concelho de Coruche.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo