Sociedade | 21-07-2022 15:00

Factura da água vai aumentar 22% em cinco concelhos do Médio Tejo

Autarcas durante a formalização da escritura pública da empresa intermunicipal Tejo Ambiente em Julho de 2019

A reestruturação da Tejo Ambiente, que aprovou a revisão do Estudo de Viabilidade Económica e Financeira, vai obrigar a um aumento significativo na factura da água em Tomar, Sardoal, Mação, Barquinha e Ferreira do Zêzere.

O assunto mais debatido na última Assembleia Municipal de Tomar foi novamente a situação da Tejo Ambiente e as implicações que os resultados negativos da empresa intermunicipal, que levaram à revisão do Estudo Viabilidade Económica e Financeira (EVEF), vão ter para os munícipes.
Nos dois anos de actividade da empresa de abastecimento de água, saneamento e gestão de resíduos, constituída por seis municípios do Médio Tejo, os resultados foram negativos em 2,2 milhões e 896 mil euros. As novas medidas de gestão vão obrigar a um aumento da factura da água em cerca de 22%, nos municípios de Tomar, Sardoal, Vila Nova da Barquinha, Mação e Ferreira do Zêzere. O mesmo aumento não se verifica em Ourém, uma vez que o sistema de abastecimento de água está concessionado a outra empresa.
O valor mereceu muita contestação por parte dos autarcas da oposição à maioria socialista em Tomar. Mesmo assim, o ponto da ordem de trabalhos foi aprovado pela maioria com os votos a favor do PS, as abstenções do PSD e dos Independentes pelo Nordeste e os votos contra da CDU, BE, CDS e Chega.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo