Sociedade | 03-07-2022 11:59

Governo aponta três opções para solucionar falta de água no Tejo

Túnel de 50 quilómetros, para transferir água do rio Zêzere da barragem do Cabril para a de Belver, é uma das hipóteses previstas.

O Governo vai colocar em discussão em Setembro três propostas para colmatar a falta de água no Médio Tejo: uma ligação entre o Zêzere e o Tejo na zona da barragem de Cabril, “aproveitando o final da concessão da barragem”, fazer no rio Ocreza uma nova barragem, ou uma “solução mista”. Em entrevista à Agência Lusa, o ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, explicou que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) está a concluir um estudo de “reforço da resiliência” nas zonas do Médio Tejo, onde há habitualmente problemas de falta de água, o qual deve ser colocado em consulta pública em Setembro.
No ano passado o anterior ministro da pasta, João Pedro Matos Fernandes, já tinha admitido à Lusa a possibilidade da construção de um túnel de 50 quilómetros entre a barragem de Cabril e Belver, sem transvases, para colocar mais água no rio Tejo. E que a outra solução seria o reforço de capacidade armazenada, em barragem, no rio Ocreza. Em Abril deste ano o PSD já tinha questionado Duarte Cordeiro sobre o estudo da APA lamentando que nunca tivesse sido apresentado.
Duarte Cordeiro anunciou agora que as propostas devem ser apresentadas em breve, todas “salvaguardando sempre a hierarquia dos usos, que é a salvaguarda da água para consumo humano”, e todas no sentido de libertar água para o rio Tejo, sempre que haja necessidade. O ministro considera importante ouvir autarcas, associações, e “todos os actores”. “Queremos ser rápidos”, disse, acrescentando: “Diria que este é o ano em que se inicia a avaliação ambiental estratégica e o próximo ano já será de concretização de soluções e de início de procedimentos associados às opções que são tomadas”.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo