Sociedade | 21-07-2022 18:02

Lista impedida de concorrer às eleições do Conservatório de Música de Santarém não desiste

O professor Dominique Ventura era candidato a presidente da direcção pela Lista B. – FOTO – Facebook Dominique Ventura

Lista B, liderada pelo professor de música Dominique Ventura, recorreu para a justiça e espera que a decisão vá no sentido da repetição do acto eleitoral.

A lista B, que pretendia concorrer aos órgãos sociais do Conservatório de Música de Santarém (CSM), não atira a toalha ao chão e, apesar de ter sido impedida de concorrer, por alegadas incompatibilidades de alguns dos candidatos, espera que a justiça lhe dê razão e que o acto eleitoral possa ser repetido.

Num comunicado emitido a 18 de Julho – cinco dias depois das eleições que tiveram apenas a sufrágio a Lista A -, a Lista B, liderada pelo professor de música Dominique Ventura, deixou claro que vai continuar a lutar pelo que entende ser os seus direitos. “Como não nos conformamos com a injustiça, porque queremos que a Democracia funcione em toda a sua plenitude e queremos ir a votos, o procedimento legal obriga-nos a recorrer à acção judicial principal, para que se esclareça, definitivamente, se os professores do CMS podem, ou não, candidatar-se a cargos directivos da sua própria escola”, lê-se.

Recorde-se que, tal como O MIRANTE noticiou, a Lista B não foi admitida a sufrágio por decisão da mesa da assembleia geral cessante, que alegou que professores da instituição não podiam candidatar-se a cargos directivos ou de fiscalização no CMS, como eram os casos de Dominique Ventura, candidato a presidente da direcção, e de Joana Fernandes candidata a vice-presidente da direcção.

Os membros da Lista B têm entendimento diferente e argumentaram que nas anteriores eleições, em 2018, houve professores a concorrer aos órgãos sociais. E socorreram-se de uma informação da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social que entende ser possível os professores fazerem parte das listas concorrentes aos corpos sociais. Nesse sentido, avançaram com uma providência cautelar que pretendia suspender as eleições até haver decisão final do tribunal. A Lista B chegou mesmo a anunciar a suspensão das eleições, marcadas para 13 de Julho, mas tal não se confirmou. Agora, esperam notícias do Tribunal da Relação de Évora, para onde recorreram.

Até lá, Dominique Ventura garante que continuarão a trabalhar e a dar o seu melhor ao Conservatório de Música de Santarém. “A nossa lealdade e profissionalismo a isso nos obriga”, escreve.

Conceição Silva sucede a Beatriz Martinho

Às eleições foi aceite uma única lista, que se assumiu de continuidade e teve Conceição Silva como candidata a presidente da direcção e Beatriz Martinho como candidata a presidente da assembleia-geral. Refira-se que Beatriz Martinho deixou agora a presidência da direcção do Conservatório de Música de Santarém, cargo que exerceu durante largos anos. A lista para o conselho fiscal foi liderada por Filipa Nogueira.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo