Sociedade | 08-11-2022 14:59

“<strong>Médicos Mais Perto” realizou 450 consultas à população de Marinhais em dois meses</strong>

medico doutor

Projecto resulta da colaboração entre a Unidade de Saúde Familiar de São Domingos e o pólo de Marinhais, que integra a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Salvaterra de Magos.

O projecto “Médicos Mais Perto”, que está a decorrer há cerca de dois meses no pólo de saúde de Marinhais, concelho de Salvaterra de Magos, já permitiu a realização de 450 consultas à população local. O objectivo é melhorar a vigilância de grupos específicos como diabéticos, grávidas e crianças. “Médicos Mais Perto – Projecto de Intervenção numa Comunidade Carenciada em Cuidados de Saúde Primários” resulta da colaboração entre a Unidade de Saúde Familiar de São Domingos e o pólo de Marinhais, que integra a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Salvaterra de Magos.

Nos dois primeiros meses de trabalho, nomeadamente Setembro e Outubro, registaram-se os seguintes resultados: 365 consultas Saúde de Adultas – entre as quais consultas de hipertensão arterial/diabetes mellitus e consultas não presenciais, com a finalidade de solicitar previamente análises de vigilância a doentes hipertensos e diabéticos -; duas primeiras consultas de gravidez e 13 de seguimento e uma consulta de revisão de parto; três primeiras consultas a bebés com menos de 28 dias de vida; uma consulta entre os 28 dias e os três meses de vida; 28 consultas de vigilância com menos de 23 meses de vida; 33 consultas de vigilância entre os dois e 13 anos de idade; 12 consultas de vigilância entre os 14 e 18 anos; 64 consultas de Planeamento Familiar.

O projecto iniciou a 3 de Setembro deste ano e tem uma duração prevista de quatro meses, com possibilidade de continuação no próximo ano. Outro dos objectivos é colmatar a falta de médicos de família no pólo de Marinhais. Realizam-se consultas de vigilância nas áreas de Saúde Infantil, Saúde Materna, Planeamento Familiar e Rastreio do Cancro do Colo do Útero. Trabalham também de perto com utentes com hipertensão arterial e diabetes. As consultas decorrem aos sábados entre as 09h00 e as 14h00 sendo efectuadas por especialistas em Medicina Geral e Familiar da USF de São Domingos e médicos internos da especialidade.

Estas consultas decorrem todos os sábados, das 9h às 14h,sendo efetuadas por especialistas em Medicina Geral e Familiar da USF S. Domingos e por médicos internos da especialidade.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo