Sociedade | 15-02-2022 12:00

Médio Tejo implementa programa para combater daltonismo nas escolas

“ColorADD” Social é o nome do programa que pretende dar a conhecer à comunidade escolar as causas e limitações do daltonismo. No Médio Tejo estima-se que mais de 1600 alunos sofram desta perturbação.

A implementação do programa “ColorADD Social” implica a realização de um conjunto de actividades para que os alunos e docentes da comunidade escolar do Médio Tejo compreendam as causas e consequências das limitações provocadas pela cegueira da cor, perturbação visual também conhecida por daltonismo.
O projecto é destinado a alunos do primeiro ciclo do ensino básico, em específico do terceiro ano de escolaridade. Para a concretização do programa, a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) submeteu uma candidatura, entretanto já aprovada, que prevê um investimento de cerca de 107 mil euros para um ano e meio de execução.
Um dos objectivos principais do projecto é promover a inclusão social de forma a que os alunos com dificuldade de interpretação das cores tenham mais auto-confiança, auto-estima, independência aquisitiva, autonomia e relacionamento interpessoal.
As acções vão permitir o contacto com a visão daltónica, sentir os constrangimentos e experienciar a diferença, disponibilizar ferramentas para a aprendizagem, um diagnóstico precoce de daltonismo por optometristas, tornar bibliotecas inclusivas pela cor e analisar os resultados da sensibilização dos alunos para a questão do daltonismo.
O daltonismo é a incapacidade ou diminuição da capacidade de ver a cor ou perceber as diferenças de cor em condições normais de iluminação. Segundo a associação “ColorADD Social”, o daltonismo é uma limitação que afecta um em cada 10 homens e uma em cada 200 mulheres. Esta condição hereditária afecta 350 milhões de pessoas em todo o mundo.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo