Melhorada ligação ferroviária de Tomar à Linha do Norte
A empresa pública Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou na quinta-feira, 16 de Dezembro, a conclusão da intervenção no ramal ferroviário de Tomar.
A empresa pública Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou na quinta-feira, 16 de Dezembro, a conclusão da intervenção no ramal ferroviário de Tomar, uma obra, iniciada em 2019, que representou um investimento total de 4,3 milhões de euros. A empreitada incluiu a substituição integral das travessas de madeira por travessas de betão bibloco, a substituição de carril e a transformação de barra curta em barra longa soldada, e a beneficiação do sistema de drenagem em toda a extensão do troço.
O plano de reabilitação do ramal de Tomar incluiu quatro fases que permitiram reforçar as condições de segurança e de operacionalidade e exploração ferroviária. Segundo a IP, a intervenção permitiu a renovação do ciclo de vida da superestrutura de via, a melhoria dos níveis de segurança, a qualidade, fiabilidade e disponibilidade da infraestrutura, bem como dos níveis de conforto e comodidade para os passageiros e a redução dos custos de manutenção.
O ramal de Tomar, ligação ferroviária de via única eletrificada com cerca de 15 quilómetros de extensão, assegura a interligação entre a cidade de Tomar e a Linha do Norte, na estação da Lamarosa, tendo sido inaugurado em setembro de 1928 com a denominação de Caminho de Ferro de Lamarosa a Tomar.