Sociedade | 18-02-2022 10:59

Morreu José Júlio Eloy: empresário e uma referência no associativismo

José Júlio Eloy

Empresário e dirigente associativo, natural de Santarém, faleceu na manhã desta sexta-feira, 18 de Fevereiro, vítima de doença prolongada.

José Júlio Eloy faleceu na manhã desta sexta-feira, 18 de Fevereiro, no Hospital da Luz, em Lisboa. O empresário e dirigente associativo, natural de Santarém, estava internado na unidade hospitalar, tendo falecido com 87 anos e vítima de doença prolongada.

José Júlio Rosa Eloy era conhecido e foi várias vezes distinguido pelo seu espírito de iniciativa e companheirismo . Considerava que estas características são fundamentais para combater os problemas da sociedade.

José Júlio Eloy  foi sócio-gerente de várias empresas, mas a sua base é na Agro-Ribatejo, criada pelo pai em 1954, em Santarém.

Entre outros cargos ligados ao associativismo, José Júlio Eloy foi presidente da Federação dos Grémios de Comércio do Distrito de Santarém, do Grémio do Comércio de Santarém, do Núcleo de Santarém da Cruz Vermelha, do Albergue Distrital de Santarém, da Sopa dos Pobres de Santarém, do conselho fiscal do CNEMA, da Conferência Académica São Vicente de Paulo, da Banda dos Bombeiros Voluntários de Santarém, dos Bombeiros Voluntários de Santarém.

Foi também vice-provedor da Misericórdia de Santarém (responsável pelas corridas de touros na Monumental Celestino Graça), vice-presidente do Grupo de Futebol “Os Leões de Santarém” e tesoureiro do Clube de Santarém. Pertenceu também durante muitos anos à organização da Feira do Ribatejo e ainda teve uma passagem breve pela política, quando foi vereador da Câmara Municipal de Santarém de 1972 a 1974.

José Júlio Eloy recebeu, em 1972, do Presidente da República Américo Thomaz, a Comenda da Ordem do Mérito Agrícola e Industrial. Em 1997, foi distinguido pela Câmara de Santarém com o título de “Scalabitano Ilustre”, e em 2004 O MIRANTE e a Nersant, no âmbito do Galardão Empresa do Ano, entregaram-lhe o Prémio Carreira Empresarial. Mais recentemente, em 2018, recebeu  o Prémio Nacional “Memória e Identidade”, atribuído pela Associação de Municípios com Centro Histórico e nome de rua em Santarem atribuido pela Câmara Municipal presidida por Ricardo Gonçalves.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo