O Pólo de Saúde da Comenda, situado na Sabacheira, concelho de Tomar, tem um novo médico de família. João Nascimento é o jovem clínico que substitui Maria João Pinheiro, que foi obrigada a aposentar-se em Novembro, por ter completado 70 anos de idade, apesar de tudo indicar que iria continuar a exercer a sua profissão.
Foi o presidente da Junta da Sabacheira, António Graça, que anunciou a chegada do novo clínico através das redes sociais. “Os utentes do Pólo de Saúde da Freguesia da Sabacheira podem contar com o profissionalismo do Dr. João Nascimento”, lê-se na publicação. O novo médico, por enquanto, vai trabalhar a tempo parcial na extensão de saúde que dá resposta a cerca de um milhar de utentes.
Recorde-se que o Estado, nomeadamente o Ministério da Administração Pública, deixou a Sabacheira sem médico de família durante um mês ao decidir que Maria João Pinheiro já não estava apta para trabalhar, independentemente de existir enquadramento legal para o fazer, se a médica preenchesse um conjunto de requisitos e se fosse do interesse público.
Na altura, António Graça afirmou a O MIRANTE que não havia maior interesse público do que ter, numa freguesia isolada e com poucos acessos a cuidados de saúde, uma profissional com muitos anos de casa, que gosta do que faz e que é admirada por todos os utentes. O autarca salientou que a decisão da tutela era ainda mais criticável porque se está a atravessar uma situação pandémica em que há escassez de técnicos de saúde e é essencial não “entupir” as urgências hospitalares.
Os contornos que levaram à aposentação da médica são ainda mais estranhos porque, em Julho do ano passado, a junta recebeu a informação de que o contrato podia ter continuidade uma vez que teve os pareceres positivos do Ministério da Saúde e da Autoridade Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.
Últimas
Enfermeiros da região de Lisboa e Vale do Tejo em greve na quinta-feira
Os enfermeiros da Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo estarão em greve na quinta-feira, 7 de Julho, para exigir uma valorização salarial e a admissão de mais profissionais, nomeadamente a vinculação efectiva dos enfermeiros com contratos precários. Numa nota, o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) adianta ainda que será feita…
Em nome do Pai, do Filho e do L’Argent
O crescimento exponencial das igrejas evangélicas de cunho pentecostal segue uma linha bastante óbvia, basta observar que este fenômeno começa a irromper a partir do advento da internet (: ) Primeiro ponto é o fato de não pagar impostos e para garantir que continue assim se formou uma bancada evangélica no Congresso Nacional. Outra coisa, não é necessário quase nenhuma formação, apenas saber ou ter o “dom” da palavra, ou seja; ser um comunicador e um que não tenha nenhum prurido em pedir doações e ofertas em nome de Deus.
O campino que largou as fábricas por amor ao campo e aos animais
Joaquim Salvaterra, de Santo Estêvão, fartou-se de passar uma vida a ser mal pago como operário fabril e virou-se para o campo, onde foi feliz apesar da rotina de trabalho mais dura. Os seus pares elegeram-no, aos 87 anos, para receber o pampilho de honra da 90ª edição do Colete Encarnado.
Agricultores das Caneiras com prejuízos devido ao mau estado das estradas
Mais de duas dezenas de empresários do sector agrícola queixam-se que o mau estado das estradas de campo na zona das Caneiras, em Santarém, têm causado prejuízos de milhares de euros nas culturas e em reparação de veículos. Agricultores sentem-se “desprezados” e pedem obras, que estão prometidas para Julho.
Escola Profissional de Salvaterra de Magos vence Prémio de Ciência Atlântico Júnior
Projecto premiado é constituído por um protótipo de um pequeno catamarã telecomandado com energia solar para monitorizar a qualidade da água de rios e mares. Concurso é promovido pela Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.