Sociedade | 09-01-2022 13:25

Parlamento federal alemão incluiu deputada portuguesa pela primeira vez

Parlamento federal alemão incluiu deputada portuguesa pela primeira vez

Catarina Santos nasceu em Lisboa, estudou Direito em Colónia e vive em Aachen.

Catarina dos Santos é a primeira deputada luso-alemã a integrar o Bundestag (parlamento alemão) e, com 27 anos, a mais jovem a ser eleita pela União Democrata Cristã (CDU), O Partido de Angela Merkel, nesta legislatura.

Nascida em Lisboa, em 1994, viveu praticamente toda a sua vida em Aachen, na região da Renânia do Norte-Vestefália. A política só entrou no seu percurso aos 20 anos, mas agora confessa que não trocaria a sua função por nenhuma outra.

“Entrei no partido quando comecei a estudar. Foi sempre no meu tempo livre, nada sério, queria fazer outras coisas além de estudar, conhecer outras pessoas”, contou, acrescentado ter escolhido a CDU por ser “um partido para todos, com uma política abrangente”.

Estudou direito na cidade de Colónia e fez um estágio de três meses em Portugal, na Câmara do Comércio e Indústria Luso-Alemã, tendo adorado a experiência de viver no seu país natal.

Sobre a eleição, refere: “Este ano deram-me a possibilidade de me candidatar. Nunca foi um objectivo, mas agora, adoro. É uma forma de representar a minha parte alemã, e a portuguesa, e também os jovens. São tantas pessoas que agora tenho de representar. Acho que é o meu emprego de sonho que desconhecia”, confessa.

Catarina vai dividir-se entre Berlim e a sua localidade. “Vou continuar a ser advogada, mas não vou exercer. O meu trabalho vai ser inteiramente como deputada. Vou intercalar uma semana em Berlim, outra na minha casa”, explicou, revelando que fará parte de dois grupos no parlamento, dedicados à Europa e à digitalização.

Com mãe portuguesa e pai alemão, a divisão da família entre dois países esbateu-se na altura de apoiar Catarina a assumir o seu novo cargo.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo