Sociedade | 18-02-2022 07:00

Partos que correm mal e a culpa morre solteira

Thelma e Bruno Marques acreditam que se o parto de Lara tivesse corrido normalmente a menina, que teria agora 10 anos, ainda estaria viva. Na foto, os pais com a filha mais nova, Luzia

Famílias acusaram os hospitais de negligência mas nunca se encontraram culpados.

As histórias de Thelma Marques e Clotilde Vieira contam o drama de quem vive uma gravidez normal, sem sobressaltos, e tudo corre mal durante o parto. Ambas as famílias acusam hospitais de negligência médica mas os médicos envolvidos nestas histórias continuaram a trabalhar enquanto estas mães, ambas na primeira gravidez, trouxeram para casa bebés com paralisia cerebral. Tudo porque, alegadamente, não houve cuidado durante esse momento crucial da vida, que é o nascimento.

Thelma Marques Passou a noite com muitas dores e foi quando estava a tomar banho que sentiu um grande peso na barriga e esta a ficar como gelatina. Gritou por ajuda e apareceu uma enfermeira que ao apalpar a barriga de Thelma Marques demonstrou a sua preocupação e chamou médicos que a levaram imediatamente para a sala de partos. A bebé ficou com paralisia cerebral e totalmente dependente de terceiros. O casal, que vive em Minde, concelho de Alcanena.

Clotilde Vieira tinha 25 anos quando engravidou pela primeira vez. Uma gestação que decorreu sem sobressaltos e foi o concretizar de um sonho do casal. O parto de Francisco estava previsto para Abril do ano 2000 mas como era um bebé grande e já estava em posição de nascimento as águas rebentaram em Março. Clotilde Vieira estava na sala de dilatação da maternidade quando desmaiou. Segundo recorda, esteve algum tempo sem sentidos até ser encontrada por uma auxiliar. A falta de oxigénio que o bebé sofreu teve consequências irreversíveis em Francisco, que nasceu com paralisia cerebral isquémica.

*Leia a notícia desenvolvida na edição semanal em papel desta quinta-feira

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo