Sociedade | 23-01-2022 10:00

Pavilhões de VFX recebem desfibrilhadores no primeiro trimestre

Pavilhões de VFX recebem desfibrilhadores no primeiro trimestre

Castanheira, Arcena e Bom Sucesso vão ser contemplados.

Os três pavilhões desportivos municipais do concelho de Vila Franca de Xira que ainda não têm desfibrilhadores automáticos instalados vão recebê-los no primeiro trimestre deste ano. A garantia foi deixada pelo presidente do município, Fernando Paulo Ferreira, na última assembleia municipal. 

Além do pavilhão municipal da Castanheira do Ribatejo, vão também receber os equipamentos os pavilhões do Sobralinho e Arcena. Fernando Paulo Ferreira respondia à eleita do CDS-PP Filomena Rodrigues, que em 2016 já havia proposto a instalação destes equipamentos nos pavilhões desportivos propriedade do município. O presidente do município garante que a compra dos três aparelhos a instalar nos três últimos pavilhões já foi adjudicada e só não estão já instalados porque, segundo o autarca, no âmbito do acordo de colaboração com o INEM a colocação só é feita depois de ser dada formação adequada a quem o poderá utilizar, o que ainda não aconteceu.

Anteriormente a autarquia já tinha instalado desfibrilhadores nas escolas do concelho. Através de um investimento global a rondar os 20 mil euros, o município aderiu ao Programa Nacional de Desfribrilhação Automática Externa (Programa DAE), que incluiu a aquisição, assistência, gestão e manutenção dos equipamentos, bem como a formação e certificação dos elementos responsáveis pelos DAE. O desfibrilhador automático externo é um equipamento utilizado na reanimação de vítimas de paragem cardiorrespiratória, que através de um choque eléctrico potente no tórax é capaz, em bastantes situações, de reverter a paragem do coração até à chegada de uma ambulância com suporte básico de vida.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1659
    10-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1659
    10-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo