Sociedade | 12-02-2022 14:59

Seca preocupa autarcas do Sardoal

Situação foi discutida na última reunião do executivo

O vereador da Câmara do Sardoal Pedro Duque sugeriu que sejam adoptadas medidas pelo município para poupar as reservas de água, que têm vindo a reduzir devido à falta de chuva, com o país prestes a entrar numa situação de seca severa. O autarca socialista questionou a possibilidade de se utilizar fontes de captação alternativas, como um poço de grandes dimensões na localidade de Ribeiro Barato, para fazer a rega dos espaços públicos evitando o uso de água da rede. Pedro Duque deixou ainda o alerta que a situação é tão urgente que foi suspensa a produção de energia na barragem de Castelo de Bode, algo que não acontecia há vários anos.
O líder do executivo, Miguel Borges, anuiu às preocupações do vereador socialista e diz que não é a primeira vez que estes procedimentos são tomados relembrando o ano de 2018, em que o país também enfrentou uma seca. O autarca do PSD atribuiu ainda responsabilidades aos munícipes no sentido de terem de zelar por evitar desperdícios de água em casa.
O vice-presidente, Jorge Gaspar, explicou ao vereador do PS que o poço no Ribeiro Barato é utilizado para fazer a rega, acrescentando que em determinadas alturas do ano não é suficiente, tendo que se complementar com a água da rede, acrescentando que já está planeada a execução de uma nova captação na zona. O autarca explicou ainda que também o jardim da Tapada da Torre está, parcialmente, a ser regado com água de uma captação e em breve passará a não utilizar água da rede para a rega.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo