Sociedade | 14-02-2022 15:00

Solução para descongestionar rotunda em Alhandra pode estar a caminho

Está a ser estudada a pintura no pavimento das chamadas “caixas amarelas” para impedir condutores de pararem no meio da rotunda bloqueando os acessos.

O cruzamento da Estrada de Arruda dos Vinhos com a Estrada Nacional 10, em Alhandra, é um ponto negro no que às filas de trânsito diz respeito, especialmente nas horas de ponta, e por isso vai ser estudada a pintura de caixas amarelas no asfalto para impedir os condutores de bloquearem a circulação no meio da rotunda quando estiverem parados.
A proposta de criação das também chamadas “yellow boxes” na rotunda da Estrada de Arruda, junto do viaduto da Auto-Estrada do Norte (A1) partiu dos vereadores do PSD na Câmara de Vila Franca de Xira, que propõem o estudo e implementação de caixas amarelas que evitem que os condutores bloqueiem as saídas para o cruzamento entre a Estrada Nacional 248/3; a estrada de Subserra; de A-dos-Loucos e o acesso à EN 10.
Em horas de ponta a rotunda fica congestionada principalmente no sentido São João dos Montes – EN10. Esse facto impossibilita a passagem de quem quer apenas atravessar a rotunda ou contorná-la. Nas horas de maior fluxo é frequente que as filas de trânsito se prolonguem até ao local onde se realiza o Mercado de Levante de Alhandra, bem como filas nas outras artérias evidencia a proposta. O documento foi aprovado por unanimidade e soma-se a outro, entregue pela mesma bancada em Fevereiro de 2017, onde se pedia a concretização dessa solução mas que, até hoje, não teve qualquer desenvolvimento.
O presidente do município, Fernando Paulo Ferreira, afirmou não ter a certeza se a gestão daquele troço já passara ou não para a competência do município, o que seria determinante na capacidade de implementar a solução. No entanto o autarca considera a proposta fundamental para melhorar a circulação de trânsito no local. “Se não houver razões técnicas que o impeçam não me parece que seja impossível fazer este tipo de marcação. Até porque já existem outras marcações deste tipo em Alhandra, à saída da ponte nova a norte”, conclui.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo