Sociedade | 03-05-2022 15:00

Tesouros da serra de Aire descobertos em três horas

Tesouros da serra de Aire descobertos em três horas

Ao longo de cinco quilómetros e três horas a pé por trilhos e estradas do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.

O Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros é rico em fauna e flora, com diversos tipos de aves, ou orquídeas que abundam e se desenvolvem. Em mais um “Passeio Interpretativo” organizado pelo município de Torres Novas, Joaquim Cabral, vereador com o pelouro do Turismo, acompanhou o grupo de cerca de 20 pessoas durante as 3 horas de caminhada.
O Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros está repleto de tesouros naturais, como o cuco-canoro, que com o bico faz círculos perfeitos nas árvores secas, ou as orquídeas-espelho que reflectem o sol.
A rota de cinco quilómetros a pé teve como meta o parque de merendas Vale da Serra/Casal João Dias. O vereador, bem-disposto, revela estar quase concretizado um desafio maior: A Rota dos Vales, um circuito de 15 kms de caminhada que está a ser preparado e que o autarca acredita que vai ser “um dos mais maravilhosos passeios no nosso país”. O passeio foi gerido por dois guias que pertencem à associação 30por1linha e que dá apoio à autarquia neste tipo de iniciativas. O grupo procura “desenvolver actividades e consciencializar para o património natural que abrange a região”, diz João Pires a O MIRANTE. Depois, identifica um carvalho-português e explica a sua essência: A árvore dá bolotas e quando estas caem no chão faz todo o seu processo de regeneração e consequente proliferação. É assim que esta espécie resiste aos tempos e se perpetua no nosso território.
Algumas borboletas atravessam-se no caminho do grupo. Filipa Coelho, também guia, constata a presença de um tipo específico, a borboleta-carnaval, muito vistosa com as suas asas que parecem um bordado de tons brancos, pretos e laranjas. Uma espécie que deve o seu nome ao facto de aparecer em Fevereiro e de ter cores alusivas à época carnavalesca, voando até Junho sobretudo por terrenos incultos e encostas floridas nos dias mais solarengos. O passeio interpretativo chamou-se “Biodiversidade no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros”. O próximo, organizado pela Câmara de Torres Novas, vai incidir sobre o património natural e cultural do concelho e está agendado para 8 de Maio, com o título “Observação de Aves na Cidade”. A inscrição é gratuita, mas obrigatória.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo