Sociedade | 21-02-2022 21:00

Tomar aposta em políticas de inclusão da comunidade imigrante

Município aderiu ao projecto “Integrar Valoriza” que funciona em rede com outros municípios e pretende melhorar as respostas de integração da comunidade imigrante no território.

O concelho de Tomar vai fazer parte de um projecto-piloto a nível nacional que pretende reforçar as políticas de acolhimento e de integração da comunidade imigrante. O “Integrar Valoriza” foi criado em 2021 e é composto por uma rede que conta já com cerca de 60 municípios nacionais. Em reunião camarária, o executivo municipal, presidido por Anabela Freitas, aprovou por unanimidade a proposta de Protocolo de Cooperação com o Alto Comissariado para as Migrações (ACM).
O foco do projecto é garantir a implementação de medidas de política pública nacional descentralizadas, mediante intervenção articulada e integrada, entre entidades públicas e privadas com responsabilidades na área do acolhimento e da integração de pessoas imigrantes.
O “Integrar Valoriza” vai exigir trabalho em rede para melhorar as respostas de integração no território, operacionalizando e descentralizando os recursos de forma a promover o acompanhamento adequado das situações, nomeadamente ao nível social, laboral, habitacional, educacional, da saúde e cívico.
A autarquia deverá promover, entre outros, a existência de Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM); um Plano Municipal para a Integração de Migrantes (PMIM); uma estratégia local de habitação para os imigrantes e uma oferta de cursos de Português Língua de Acolhimento.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo