Sociedade | 17-02-2022 18:00

Treino e preparação é fundamental para bombeiros contornarem o medo

Paulo Silva, Jorge Frazão e Sancho Dias são os novos rostos do comando dos Bombeiros Municipais de Alcanena

Paulo Silva foi nomeado comandante dos Bombeiros Municipais de Alcanena. Licenciado em Protecção Civil e bombeiro há quase quarenta anos, assumiu o primeiro cargo de comando em 1997.

Paulo Silva vestiu a farda de bombeiro pela primeira vez em 1985, como voluntário na corporação de bombeiros de Alcanede, concelho de Santarém, de onde é natural. O primeira farda ficava-lhe muito larga, era incómoda, mas era o símbolo de um sonho cumprido, e que ao fim de quase quarenta anos mantém orgulho em envergar. Conta a O MIRANTE que descobriu a sua vocação quando, aos 13 anos, ajudou a apagar um incêndio, que deflagrou junto à vila onde nasceu e reside.

O novo comandante dos Bombeiros Municipais de Alcanena explica a O MIRANTE que na altura os bombeiros de Santarém demoravam mais de meia hora a chegar a Alcanede e, após o incêndio que ajudou a apagar, o presidente da junta solicitou à câmara municipal a criação de um corpo de bombeiros na vila. Paulo Silva fez parte do primeiro grupo de soldados da paz de Alcanede e esteve ao serviço na primeira noite que o quartel abriu, na cave da Associação Recreativa e Cultural de Alcanede: o primeiro serviço que cumpriu foi prestar  assistência a uma idosa que se queixava de dores abdominais.

Perto de cumprir 40 anos de serviço, Paulo Silva é um homem que já passou por muito com a farda vestida. O perigo é algo com que os bombeiros têm de conviver no desempenho da missão. A experiência ensinou-o a preparar-se para encontrar sempre o pior. O treino e a preparação são ferramentas fundamentais para um bombeiro contornar o medo. 

*Saiba mais sobre o comandante na edição semanal em papel desta quinta-feira

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo