Sociedade | 20-02-2022 12:00

Trotinetas de VFX com sistema de parqueamento obrigatório para evitar abusos

Bernardo Janson, country manager da Bird com Fernando Paulo Ferreira, presidente da Câmara de Vila Franca de Xira

Sistema de GPS vai obrigar utilizadores a estacionar as trotinetas nos postos de recolha e enquanto não o fizerem a operadora continuará a cobrar o serviço para dissuadir o abandono dos aparelhos. Projecto-piloto arrancou de forma simbólica no cais de Vila Franca de Xira.

As 150 trotinetas eléctricas que integram o projecto-piloto de mobilidade suave nos passeios ribeirinhos de Vila Franca de Xira vão estar equipadas com um sistema de rastreamento GPS que obriga os utilizadores a deixá-las nos postos de recolha sob pena de verem o desleixo sair-lhes caro no cartão de crédito.
Esta é uma das novidades do projecto-piloto que teve a sua apresentação simbólica na tarde de sexta-feira, 11 de Fevereiro, no cais de Vila Franca de Xira. O presidente do município, Fernando Paulo Ferreira, explica que se trata de um projecto experimental para ajudar a dinamizar um espaço que é muito procurado pelas pessoas e por isso o civismo dos utilizadores será fundamental para garantir um uso responsável das trotinetas.
“As pessoas podem usar as trotinetas mas terão de as deixar numa das docking stations [postos de recolha] porque senão a viagem não termina e o utilizador continuará a pagar. É a melhor forma de procurar o civismo das pessoas, vamos fazer o teste e ver como funciona. Esperemos que corra bem”, explica a O MIRANTE.
As trotinetas chegam ao concelho pela mão da operadora Bird, que já está a planear a ampliação a outros concelhos da região, como Santarém. Na primeira utilização o utilizador não pagará nada pelo desbloqueio do veículo pagando depois 15 cêntimos por cada minuto de utilização. Nas utilizações seguintes, ao valor por minuto de utilização acresce um euro para o desbloqueio do veículo.
Os locais de recolha ficam localizados na Póvoa de Santa Iria (Bairro dos Pescadores e entrada da praia dos Pescadores), Alverca do Ribatejo (entrada da estação de comboios, junto ao Depósito Geral de Material Aeronáutico da Força Aérea Portuguesa), em Alhandra (final da Avenida Sousa Martins, na frente da Marina e junto à piscina municipal) e em Vila Franca de Xira (largo do cais, próximo da entrada do jardim municipal Constantino Palha).
O investimento no desenvolvimento deste projecto é da Bird, através de um operador de logística do concelho de Vila Franca de Xira que fica responsável pela recolha e carregamento das trotinetas. O município isentou a operadora de pagar custos de ocupação do espaço público, o que gerou críticas dos vereadores da CDU.
No lançamento simbólico das primeiras trotinetas estiveram também os presidentes da Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira, da União de Freguesias de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz e da União de Freguesias da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo