Sociedade | 14-02-2022 21:00

VFX vai alargar rede de carregamento de carros eléctricos

Presidente do município fez balanço dos primeiros cem dias de mandato.

O município de Vila Franca de Xira vai reforçar a rede de postos de carregamento para automóveis eléctricos no seu território como forma de promover a mobilidade sustentável e o plano para o fazer já está pronto. A ideia é permitir uma complementaridade aos postos de carregamento actualmente existentes, junto da estação de comboios de Alverca e do Tribunal de Vila Franca de Xira que, em muitos dias, já não dão conta do recado devido à crescente procura.
O anúncio foi feito pelo presidente do município, Fernando Paulo Ferreira, no balanço dos primeiros 100 dias de mandato. “Está em curso e já realizámos o plano de alargamento da rede de carregamento de carros eléctricos que vai abranger todas as freguesias e também os locais de maior procura da população”, explicou. O edil afiança mesmo que também algumas zonas residenciais de maior dimensão serão equipadas com novos carregadores. “A primeira fase está concluída e estamos a preparar agora a sua implementação”, garante.
Os três postos de carregamento em funcionamento no concelho foram ligados a 12 de Março de 2020 e foram instalados por iniciativa do município no contexto da obra de requalificação do terminal rodoferroviário de Alverca e permitem o carregamento até cinco automóveis em simultâneo. Para criar estes postos foi preciso um processo laborioso entre diversas entidades, entre elas a câmara, EDP, Direcção-Geral de Energia e Geologia, a KLC enquanto operador certificado e a MOBI-E que é a responsável pela sua exploração e manutenção.
No balanço dos primeiros cem dias do mandato o autarca destacou o prometido plano de arborização para o concelho, anunciado logo na noite da vitória eleitoral e que, garante, “está em curso” mas ainda sem data para conclusão ou apresentação pública. Foi dado destaque, como O MIRANTE tem noticiado, à alteração ao Plano Director Municipal para permitir a instalação de painéis fotovoltaicos na indústria do concelho, a aposta na mobilidade eléctrica e na economia circular com um projecto piloto de trotinetas eléctricas e o recente protocolo para implementação do programa Primeiro Direito no território, para proporcionar habitação acessível à classe média e aos jovens.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo