Sociedade | 11-02-2022 14:59

Vila Franca de Xira instala sistema de trotinetes eléctricas na zona ribeirinha

Lisboa é uma das cidades que decretou uma luta contra o abandono de trotinetes eléctricas no espaço público

O projecto-piloto, que resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e a empresa BIRD, vai disponibilizar cerca de 150 trotinetes, distribuídas por sete postos de recolha.

O município de Vila Franca de Xira dispõe a partir desta sexta-feira, 11 de Fevereiro, de um sistema de trotinetes eléctricas partilhadas que podem ser utilizadas na zona ribeirinha do concelho, divulgou a autarquia.

O projecto-piloto, que resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e a empresa BIRD, vai disponibilizar cerca de 150 trotinetes, distribuídas por sete postos de recolha.

“É a primeira introdução no concelho de equipamentos de mobilidade elétrica partilhada. É a primeira vez que no concelho se desenvolve um projeto desta natureza”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira (PS).

O autarca sublinhou que a ideia é que “as pessoas se habituem a esta mobilidade ecológica e aproveitem os caminhos ribeirinhos para a utilizar”.

Fernando Paulo Ferreira referiu ainda que os veículos serão limitados a uma velocidade máxima de 10 quilómetros por hora e que serão rastreados por GPS para que seja possível “garantir o uso responsável e assegurar o estacionamento correto”.

“As pessoas poderão utilizar as trotinetes, mas terão de as deixar numa das ‘docking station’ [postos de recolha] porque senão a viagem não termina e o utilizador continuará a pagar. É uma tentativa de as pessoas se disciplinem”, justificou.

Na primeira utilização, o utilizador não pagará nada pelo desbloqueio da trotinete, pagando apenas 15 cêntimos por cada minuto de utilização, sendo que nas utilizações seguintes ao valor por minuto de utilização acresce um euro para o desbloqueio do veículo.

Os locais de recolha ficam localizados na Póvoa de Santa Iria (Bairro dos Pescadores e entrada da praia dos Pescadores), Alverca (entrada da estação de comboios, junto ao DGMFA), em Alhandra (final da Avenida Sousa Martins, na frente da Marina e junto à piscina municipal) e em Vila Franca de Xira (largo do cais, próximo da entrada do jardim municipal Constantino Palha).

“Este projeto-piloto constitui uma nova solução de transporte acessível, suave e amiga do ambiente, que promove a mobilidade sustentável, o combate às alterações climáticas, a descarbonização e o aumento da qualidade de vida dos munícipes, desígnios basilares da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira”, sublinhou o autarca.

O investimento no desenvolvimento deste projeto fica a cargo da empresa BIRD.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo