Sociedade | 11-06-2022 15:00

Vítor Moreira é o novo presidente dos SMAS de VFX

Vítor Moreira vai chefiar um organismo que conhece bem. fotoDR

Oposição critica “coligação sombra” entre PSD e PS que agora leva à colocação de dois nomes externos à vereação na gestão dos SMAS: o socialista Vítor Moreira e o social-democrata Rui Horta Carneiro.

O engenheiro mecânico Vítor Moreira é o novo presidente dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Vila Franca de Xira sucedendo a João Pedro Baião. A nomeação foi aprovada na reunião de câmara de 1 de Junho com sete votos a favor, três abstenções e um voto contra.
João Pedro Baião sai do cargo por acumular vários pelouros, o que já lhe tinha valido a alcunha de “super-vereador”, tendo a seu cargo, por exemplo, o departamento de obras e projectos municipais, o gabinete de apoio ao movimento associativo, a divisão de desporto e lazer e o pelouro da juventude, o que lhe dava pouco tempo para se dedicar em pleno à presidência dos SMAS. A mudança ocorre pelo facto da lei também já permitir a nomeação de pessoas externas ao executivo para gerir os serviços municipalizados, algo que no início do mandato ainda não era possível.
Vítor Moreira, 62 anos, marido da actual presidente da União de Freguesias da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa, Ana Cristina Pereira, é engenheiro mecânico e membro da Ordem dos Engenheiros. Tem uma pós-graduação em Economia da Energia, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Foi director de manutenção da Valorsul e director delegado dos SMAS de Vila Franca de Xira em 2009 e 2010. Passou também pelo grupo CENOR, onde acompanhava a construção de equipamentos electromecânicos, e do seu currículo constam ainda a passagem por empresas como a Compal, Panrico, Dyrup e Solvay.
Na nova administração dos SMAS estão também a vice-presidente Marina Tiago e o advogado social-democrata Rui Horta Carneiro, que já foi presidente dos SMAS e jurista e assessor da AGEFE – Associação Empresarial dos Sectores Eléctrico, Electrodoméstico, Electrónico e das Tecnologias de Informação e Comunicação.

Oposição critica escolhas
A eleição dos novos dirigentes dos SMAS não obteve a concordância plena da oposição que voltou a criticar o “acordo secreto” existente entre o PS e a Coligação Nova Geração (PSD/PPM/MPT). “Nada mudou do último mandato e continuamos a ter um acordo entre as duas forças políticas e isso tem de ser denunciado”, criticou a vereadora Joana Bonita, da CDU. Também Barreira Soares, do Chega, condenou a situação. “Existe uma coligação sombra pouco transparente. As pessoas devem saber que quando votam no PSD estão a votar numa aliança antiga pouco clara com o PS. Vocês podem nomear estas pessoas para os SMAS porque estão coligados, senão tinham de vir aqui de forma mais democrática decidir quem ocupa estes cargos”, criticou.
Já David Pato Ferreira, da Coligação Nova Geração, e o presidente da câmara, Fernando Paulo Ferreira, recusaram a existência de acordos e ressalvaram a necessidade de profissionalizar a gestão dos SMAS. “Considerámos oportuno que dois dos elementos pudessem vir de fora sendo pessoas com experiência nesta área”, justificou Fernando Paulo Ferreira.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo