Cultura | 20-05-2016 14:12

Procissão da Festa da Lagartixa pelo meio do campo é este sábado

O tradicional evento é organizado pela Comissão de Festas do Semideiro.

A festa da Lagartixa, no Semideiro, concelho da Chamusca, que abre com uma original procissão pelo meio dos campos, realiza-se este ano no fim de semana de 21 e 22 de Maio. A procissão com início marcado para as 10 da manhã de Sábado, parte da Cascalheira de Cima, um casal constituído por antigas casas de uma Casa Agrícola e segue pelos campos até à capela do Tamazim, também no campo, transportando num andor, uma imagem de Nossa Senhora da Luz.

Na capela é rezada missa e após o serviço religioso há almoço de convívio em jeito de pic-nic. Antigamente as famílias levavam farnel. Agora a Comissão de Festas para evitar que muitos participantes vão almoçar a casa, serve comida, nomeadamente grelhados, no largo junto à capela, prolongando o convívio até ao regresso da procissão ao ponto de partida, por volta das quatro da tarde, com uma aula de Zumba rural. A festa prossegue depois no Recinto de Festas do Semideiro com o baile do Por do Sol e com um a actuação de Iran Costa (o tal do, é o bicho...é o bicho...) e as suas bailarinas.

No domingo pela manhã o grupo Motard local realiza um passeio de motas e motorizadas e após o almoço convívio no Recinto das Festas está previsto um serviço religioso no cemitério da aldeia. Este ano o serviço inclui a benção de uma uma nova imagem da santa, adquirida para ficar todo o ano na capela do cemitério, uma vez que a imagem normalmente utilizada na procissão é particular.

Em 2014 a tradicional festa contou com muitos participantes
Em 2014 a tradicional festa contou com muitos participantes

Em 2014 O MIRANTE acompanhou a tradicional festa da Lagartixa no Semideiro, concelho da Chamusca, que voltou a realizar-se com grande adesão da população, no sábado, 17 de Maio (2014). A procissão, pelo meio dos campos floridos, entre o Casal da Cascalheira e a capela do Tamazim com o andor de Nossa Senhora da Luz aconteceu por volta das 11h00 da manhã. A celebração religiosa na capela, que já se situa no concelho de Abrantes, foi presidida pelo Bispo de Santarém, D. Manuel Pelino Domingues. A seguir à procissão famílias inteiras almoçaram ao ar livre nas mesas colocadas no local pela comissão de festas que também forneceu frangos assados e bebidas. A presença de muitas crianças e jovens é sempre nota dominante e garantia que a tradição pode continuar por muitos anos. A Festa da Lagartixa pode ser considerada um dos muitos pequenos tesouros da religiosidade rural na região.

Antigamente as pessoas permaneciam no local e era lá que faziam a festa até à noite quando traziam de volta a imagem da santa. Agora, a meio da tarde, a santa regressa à Cascalheira e a festa continua no recinto das festas do Semideiro com quermesse e baile e sorteio de rifas. Este ano a animação esteve a cargo do coro Juntanima da Chamusca, dirigido por José Pinhal e pelo artista popular Marco Morgado.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo