Cultura | 17-11-2016 16:41

“Ardorosa Súmula” de João Rui de Sousa

“Ardorosa Súmula” é o novo Livro de João Rui de Sousa. 30 poemas que rivalizam com os melhores poemas eróticos de “Obstinação do Corpo” um dos seus melhores livros publicado em 1996 com a chancela de O MIRANTE.

“Ardorosa Súmula” é o novo livro de João Rui de Sousa uma das vozes poéticas mais originais da poesia portuguesa. Um livro pequeno, com três dezenas de poemas, que são à medida de um leitor que gosta de passear em Lisboa, ou em Santarém, com um livro debaixo do braço e toda a disponibilidade do mundo para se perder; nas ruas e nas páginas de um livro.

Desde “Obstinação do Corpo”, editado por O MIRANTE, um jornal regional que já editou poesia, que João Rui de Sousa não publicava com tanto erotismo, superando-se na arte de nomear “o cantar das uvas”, “os vagares do voo”, “as pétalas dos grandes inícios” , “o veludo dos dias”, o “arado a lavrar nos lábios”, o “ clarão de aves inesquecíveis”.

Nascido em 1928, João Rio de Sousa tem Obra publicada que faz dele um dos nossos maiores poetas e ensaístas vivos, tendo dedicado ainda muito do seu estudo a poetas como Fernando Pessoa, Mário Saa e Casais Monteiro, entre outros.

É, definitivamente, um grande poeta com uma grande inaptidão para se promover, o que faz com que desapareça das livrarias com muita frequência, e o seu nome não seja muito referido como merece.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo