Cultura | 09-12-2016 00:02

Roupas que retratam vidas em exposição

Roupas que retratam vidas em exposição
CARTAXO
389

Mostra está patente no Museu Rural e do Vinho.

O Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo convidou a comunidade a tirar do baú as peças de roupa, os acessórios, as fotografias e os móveis que a revelassem na passagem do século. O resultado do desafio abriu ao público com a exposição "O Cartaxo e o Traje no Virar do Século XIX".

Quem visitar esta exposição vai experimentar a sensação de quem visita familiares que habitam um outro tempo, não tão longínquo que não se possa entender, mas já tão afastado que não se pode viver. "Queremos um museu em que o visitante, pela construção de um verdadeiro sentimento de pertença, se transforma num habitante do espaço", refere Helena Montez, coordenadora da área de Cultura da Câmara do Cartaxo.

A exposição retrata um tempo em que a roupa demorava a fazer, em que cada peça era única e valiosa, passava por mãos que aprendiam a arte desde pequenas e cujo saber punha o pão na mesa da família. A roupa humilde do trabalhador do campo ou os aventais das criadas de servir, em contraste com as peles, as penas e os vidrilhos dos fatos de cerimónia, revelam diferenças sociais e mostram como era impossível andar nas ruas do Cartaxo, sem se saber que lugar cada um ocupava na sociedade da época.

* Notícia completa na edição semanal de O MIRANTE.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo