uma parceria com o Jornal Expresso
01/05/2017
30 anos do jornal o Mirante
Assine O Mirante e receba o jornal em casa
Cultura | 31-03-2017 00:01
Dom Quixote no Teatro Estúdio Ildefonso Valério
Cegada sobe ao palco com esta peça de teatro.

A peça D. Quixote, baseada no livro de Miguel de Cervantes. é a peça que o Cegada Grupo de Teatro tem em cena, até 9 de Abril, no Teatro Estúdio Ildefonso Valério, em Alverca. A estreia da peça foi incluída nas comemorações do Dia Mundial do Teatro integradas no Festival de Teatro para a Infância do TEIV. Tem representações aos sábados às 16h00 e domingos às 11h00. No decorrer desta temporada a peça tem já reservadas três sessões para os alunos da ABEIV - Associação para o Bem Estar Infantil.

Com adaptação para teatro de Anabela Ferreira, coordenadora do Núcleo Museológico de Alverca do Ribatejo e dramaturga habitual da Companhia nos espectáculos para a infância, este colectivo artístico apresenta pela terceira vez consecutiva, uma obra do Plano Nacional de Leitura do Ministério da Educação, vocacionada para o público mais jovem e escolas.

A apresentação da versão Cegada de D. Quixote ocorreu com a sala esgotada e com a presença da vereadora do Desenvolvimento Social da Câmara de Vila Franca de Xira na plateia. O jovem elenco com actores formados em Nova York, na famosa escola The Lee Strasberg Theatre & Film Institute - estudaram actores de dimensão mundial como: Daniela Ruah, Al Pacino, Sean Penn, James Dean entre muitos outros - apresentou a sua versão cénica do romance de Miguel de Cervantes.

Para Rui Dionísio, director artístico da Companhia, a montagem e apresentação da peça integra o serviço público que o Cegada continua a prestar. "O mercado lucrativo só suporta pontualmente teatro de entretenimento. Sem apoios públicos sérios aos criadores, as escolas ficarão sem acesso a esta importante acção de educação e cultura entre artistas e professores. A prova disso é que alguns estabelecimentos de ensino que conhecem melhor o nosso trabalho, solicitaram apresentações mesmo antes da peça estrear no Teatro Estúdio Ildefonso Valério".

O encenador acrescenta que a peça também funciona como (...) "uma forte ferramenta pedagógica para alunos e professores, fomenta o gosto pela leitura, o conhecimento de uma grande obra literária e promove um conjunto de actividades em sala de aula, como a expressão escrita e a aquisição de conhecimentos através da interpretação do texto, incluídas no programa escolar.". O Cegada Grupo de Teatro foi considerado por O MIRANTE "Personalidade do Ano 2016" na Área da Cultura.

Comentários
Mais Notícias
    A carregar...
    Edição Semanal
    Edição nº 1296
    26-04-2017
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1296
    26-04-2017
    Capa Médio Tejo