Cultura | 15-04-2017 00:01

Cerimónias da Páscoa da Igreja Greco-Católica Ucraniana em Santarém e Fátima

Este ano a Páscoa é celebrada na mesma data pelas igrejas ocidentais e orientais.

O Convento de Santa Clara, em Santarém, recebe este sábado, 15 de Abril, a partir das 20h00, uma cerimónia religiosa de celebração da Páscoa, da Igreja Greco - Católica Ucraniana.

No dia seguinte, domingo, 16 de Abril, haverá celebração da missa da Páscoa de Domingo de Páscoa, em Fátima, na Igreja da Santíssima Trindade, a partir das 10h15.

A informação foi dada a O MIRANTE pelo padre Sílvio Litvinczuk, brasileiro descendente de ucranianos. A celebração em Santarém é feita para evitar a deslocação dos elementos da comunidade ucraniana da região, a Fátima.

Este ano a Páscoa da Igreja Católica Romana celebra-se no mesmo dia em que é celebrada a Páscoa das Igrejas Orientais, que seguem o antigo calendário Juliano. A Igreja Greco-Católica Ucraniana, uma das várias igrejas do Oriente, também designada por Igreja Católica Ucraniana de Rito Bizantino, segue o calendário Juliano (de Júlio César) e não o calendário Gregoriano (apresentado pelo Papa Gregório XIII em 1583), pelo qual se guiam as igrejas católicas de Rito Romano.

As celebrações da Páscoa da Igreja Greco-Católica Ucraniana decorrem em diversos pontos do país, nomeadamente em Lisboa (normalmente na Igreja de S. Jorge de Arroios), tendo a participação de muitas centenas de imigrantes da Ucrânia. Durante a celebração da Páscoa são benzidas cestas enfeitadas, contendo alimentos que as famílias irão comer no almoço de dia de Páscoa.

Em Portugal residem actualmente cerca de 36 mil ucranianos espalhados por todo o território nacional. Os nacionais daquele país constituem o terceiro grupo de estrangeiros mais numeroso, atrás de brasileiros e cabo-verdianos. Em 2003 o número de ucranianos era quase o dobro (62 mil).

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo