Cultura | 18-05-2017 00:01

Dia dos Museus assinalado com “jornada de reflexão”

Evento decorre em Torres Novas.

O Museu Municipal Carlos Reis de Torres Novas promove, esta quinta-feira, 18 de Maio, uma “jornada de reflexão sobre a complexidade de se contar as ‘histórias difíceis’ nos museus e sobre os museus”, assinalando o Dia Internacional dos Museus.

A jornada, denominada “’The unspeakable’, como contar as histórias difíceis nos museus”, vai reflectir sobre “omissões, selecções da narrativa, discursos enviesados… as histórias e as colecções dos ‘grandes museus’ e algumas das histórias controversas do museu de cá”, afirma uma nota do município.

O Dia Internacional dos Museus, criado pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, celebra-se anualmente a 18 de Maio, através da organização de diversas actividades, tendo este ano por tema “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”, como “mote para uma reflexão, naturalmente diferenciada e respondendo aos contextos nacionais, do papel dos museus nas comunidades e na sociedade em geral”, acrescenta.

Mais Notícias

    A carregar...
    Pedalar pelo ambiente em Vila Franca de Xira
    Foto do Dia
    Cerca de 600 pessoas realizaram na manhã de domingo, 17 de Setembro, um passeio de bicicleta de uma ponta à outra do concelho de Vila Franca de Xira. A “Pedalada pelo ambiente”, promovida pela câmara municipal na semana europeia da mobilidade e do dia europeu sem carros, visa mostrar o ciclismo como modalidade amiga do ambiente e como transporte alternativo não poluente. Os participantes pedalaram os 23 quilómetros que unem a estação de comboios da Castanheira do Ribatejo ao novo parque urbano da Quinta da Flamenga, em Vialonga.
    Foto do Dia | 23-09-2017

    Edição Semanal

    Edição nº 1317
    21-09-2017
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1317
    20-09-2017
    Capa Médio Tejo