Cultura | 26-06-2017 02:32

Festival Internacional de Cinema Arte em Mação

Festival Internacional de Cinema Arte em Mação
CERTAME

Certame decorre de 29 de Junho a 1 de Julho.

A Confraria do Vinho da Chave Dourada, organiza, de 29 de Junho a 1 de Julho, a segunda edição do Festival Internacional de Cinema Arte, em Mação, em parceria com a Câmara Municipal.

O FICA pretende apostar no debate e diálogo aberto com o público, e contar com a presença em todas as sessões de autores de algumas obras exibidas e/ou pessoas e agentes culturais nacionais e regionais, além de convidados estrangeiros.
As sessões do Festival Internacional de Cinema Arte são gratuitas. O público vai ter a oportunidade de ver filmes portugueses e estrangeiros, nomeadamente ficções, documentários, animações, filmes experimentais, de curta e média metragem que de outra forma não poderia ver uma vez que as obras que serão apresentadas não integram, na sua maioria, os chamados circuitos de distribuição comercial e escapam à categorização convencional de géneros cinematográficos.

Algumas das obras escolhidas são realizadas por artistas com percursos ligados às artes plásticas, música, teatro e literatura, originando filmes “híbridos” e singulares.
As fronteiras entre a ficção e a realidade, e o papel do cinema no desenvolvimento de uma sensibilidade artística contemporânea, são algumas das questões que serão lançadas em Mação, de 29 de Junho a 1 de Julho de 2017. "Pretendemos que Mação ganhe notoriedade como centro de diálogo entre o cinema, a arte e a população em geral", pode ler-se numa nota de imprensa enviada a O MIRANTE.

O FICA atribuirá dois troféus sem prémio pecuniário. Diploma Chave Dourada nomeação do público Melhor Filme Português; Diploma Chave Dourada nomeação do público Melhor Filme Estrangeiro. Paralelamente ao FICA decorrerão actividades relacionadas com as artes plásticas.

A grande novidade da edição do FICA de 2017 é contar com uma extensão do Monstra - Festival de Animação de Lisboa, "A Monstrinha vem ao FICA - Mação", em exibição na tarde de sábado, 1 de Julho, com filmes para os mais novos que ficarão na memória dos mais velhos.

Durante o Festival irão realizar-se provas de vinhos organizadas pela Confraria da Chave Dourada, uma confraria de Mação que tem ajudado a dar nova visibilidade ao vinho licoroso "Chave Dourada", tradicionalmente produzido por algumas famílias do concelho mas que esteve em risco de extinção.

A lista dos filmes presentes no FICA pode ser consultada em https://www.facebook.com/cinemaarte2/


Mais Notícias

    A carregar...

    Edição Semanal

    Edição nº 1373
    17-10-2018
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1373
    17-10-2018
    Capa Médio Tejo