Cultura | 06-10-2017 21:56

Raquel Oliveira participa em espectáculo inspirado em Pessoa e Ofélia

Raquel Oliveira participa em espectáculo inspirado em Pessoa e Ofélia

​"O Apocalipse de Fernando Pessoa e Ofélia" é um espectáculo que inclui várias artes e acontece de 12 a 14 deste mês no Teatro do Bairro em Lisboa

A soprano de Benavente, Raquel Oliveira, é umas das vozes do Quarteto Vocalónimus que faz parte do elenco de um espectáculo multimédia que reúne várias artes – literatura, teatro, música, canto, dança – em torno da ideia do reencontro de Fernando Pessoa e Ofélia Queirós no Cais das Colunas, em Lisboa, num plano intemporal e visionário muito ligado ao imaginário da cidade, do Tejo e do Atlântico. Num modelo inspirado no Apocalipse segundo São João, Ofélia revela a Pessoa a verdade fundamental sobre o sentido do seu encontro e do amor e obtém o reconhecimento do Pessoa ortónimo e dos seus vários heterónimos. A obra dá voz a passagens e momentos capitais da vida e obra de Pessoa e recria o episódio da Ilha dos Amores de Luís de Camões em torno de Pessoa e Ofélia.

O texto e guião original do espectáculo ​é​ da autoria de Paulo Borges, professor do Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, autor de vários livros sobre Fernando Pessoa.

Raquel Oliveira reside em Benavente, é natural de Joanesburgo, licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas, Estudos Portugueses e Ingleses​,​ e fez a pós-graduação do Ramo de Formação Educacional pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Paralelamente estudou Canto desde os quinze anos na Escola de Música de Santarém.
Nos últimos tempos ​a soprano ​Raquel Oliveira tem-se destacado em recitais interpretando poemas de vários autores portugueses.

Ficha técnica

​"O Apocalipse de Fernando Pessoa e Ofélia", durante a próxima semana, dias 12, 13 e 14, no teatro do Bairro, Lisboa, às 21:30.​

Autor e Dramaturgia: Paulo Borges
Direcção Artística:
Miguel Babo, Sandra Battaglia, Paulo Borges, Rui Reis
Música - autoria e direcção musical: Rui Filipe Reis
Coreografia: Sandra Battaglia
Encenação: Miguel Babo
Vídeo: Luís Fernandes
Elenco Dança: Amalgama Companhia de Dança // Sara Coelho, Sandra Battaglia, Pedro Bettencourt, Rui Alexandre , Rui Peixoto.
Elenco Texto / Teatro: Talentilicious // Sandra Bacaló, Álvaro Faria, Paulo Borges, João Damasceno, Miguel Babo.
Elenco Música: Trio Caixa de Pandora // Rui Filipe Reis, Cindy Gonçalves, Sandra Martins
Quarteto Vocalónimus // Carlos Ançã, Raquel Oliveira, Isabel Ançã, Miguel Carvalho.

Informações e reservas
[email protected] // 919 580 569
Bilhetes à venda na ticketline.pt
12€ Adultos // 7,50€ Jovens

Mais Notícias

    A carregar...

    Edição Semanal

    Edição nº 1329
    13-12-2017
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1329
    13-12-2017
    Capa Médio Tejo