Cultura | 23-01-2018 17:35

João Lagarto e Margarida Arcanjo abrem programação do teatro de Alverca

A agenda cultural vai contar com mais de meia centena de sessões durante todo o ano.

A Companhia Cegada apresenta publicamente no sábado, dia 27, os trabalhos artísticos que irão subir ao palco do Teatro Estúdio Ildefonso Valério (TEIV) ao longo de todo o ano. Serão 23 obras nas áreas de teatro, música, dança e cinema onde marcam presença conjunta criadores e músicos locais com artistas de grande dimensão como João Lagarto, Elsa Valentim, Sérgio Tréfaut ou Jorge Silva Melo, que fundou com Luís Miguel Cintra o Teatro da Cornucópia.

Rui Dionísio, director artístico do Cegada, entende que “são escassos os teatros que em todo o território nacional apresentam uma programação integral para todo o ano civil” como faz o grupo de Alverca, num momento cultural “muito importante a nível nacional que enche de orgulho a cidade de Alverca e os cidadãos do concelho de Vila Franca de Xira”, refere.

A apresentação de uma agenda anual tem como principal objectivo possibilitar a cidadãos e instituições a presença da actividade artística na sua vida quotidiana de forma atempada e considera que os espectáculos programados não devem corresponder necessariamente ao gosto estético da companhia residente mas sim ir ao encontro das necessidades sentidas pelo público da comunidade. “Esta é uma programação que combina uma execução de elevada exigência com uma diversidade artística inerente ao serviço público de cultura, sem nunca ceder a facilitismos de entretenimento ou recreio," refere.

Esta é a segunda vez que a Companhia Cegada, residente no TEIV, apresenta de forma integral uma programação anual para este equipamento público. Em Janeiro e seguindo-se ao “Concerto de Ano Novo”, já apresentado pelos Grupos Corais “Ares Novos” e “Stravaganzza”, João Lagarto interpretará na sexta dia 26 e sábado, 27, pelas 21h30, a peça “Lições de Dança para Pessoas de Uma Certa Idade”, uma criação a partir do romance homónimo do checo Bohumil Hrabal. 

Também no mesmo sábado 27, às 16h00, subirá ao palco a fadista Margarida Arcanjo para a cerimónia de apresentação pública da programação anual, num espectáculo de entrada livre. A primeira vez que o grupo de Alverca apresentou na totalidade o seu programa cultural para todo o ano foi em 2017, ano em que a redacção de O MIRANTE elegeu este colectivo artístico com o galardão de Personalidade do Ano na Área da Cultura.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo