Cultura | 14-11-2018 18:00

Nuno Figueiredo recebeu Prémio de Poesia Actor Mário Viegas

Nuno Figueiredo recebeu Prémio de Poesia Actor Mário Viegas
DISTINÇÃO

Distinção é atribuída pelo Centro Cultural Regional de Santarém

O poeta e ficcionista Nuno Figueiredo, recebeu na tarde de sábado, 10 de Novembro, o Prémio Nacional de Poesia Actor Mário Viegas, atribuído pelo Centro Cultural Regional de Santarém, pela obra “Epifanias”, que mereceu a preferência do júri.

A quarta edição deste prémio para obras inéditas, no domínio da poesia, contou com 243 obras concorrentes, oriundas de Portugal, Brasil, França, Reino Unido e São Tomé e Príncipe. O júri, presidido por Tiago Torres da Silva, da Sociedade Portuguesa de Autores, e que conta ainda na sua constituição com Manuel Freire, Vicente Batalha, Domingos Lobo e Maria da Purificação, destaca o “estilo de escrita inovador” de Nuno Figueiredo.

Ricardo Rato, Vereador da Câmara de Santarém, com o pelouro do Associativismo, e Carlos Marçal, Presidente da União de Freguesias da Cidade de Santarém, participaram na cerimónia de entrega do prémio, que tem o valor pecuniário de 1.000 euros e publicação da primeira edição (300 exemplares, 50 dos quais para o autor), e que é entregue no dia em que Mário Viegas faria 70 anos.

Nuno de Figueiredo, natural de Coimbra, e vencedor desta 4ª edição, publicou o seu primeiro livro de poesia em 1985 e estreou-se na ficção em 1997, tendo publicadas dezenas de obras.

Esta cerimónia marca o início das comemorações de homenagem ao Astor Mário Viegas, que também contou com a inauguração da exposição itinerante Mário Viegas “O Sonho ao Poder”, da Associação LPV - Museu do Bem-Estar, e com momentos de poesia - leitura de quatro poemas da obra vencedora desta 4ª edição, em homenagem a Mário Viegas, por Manuel Freire, Goreti Meca e Maria da Purificação, acompanhada pelo músico Scalabitano, João Loureiro e música - piano e flauta, pelo Conservatório de Música de Santarém.

O Prémio Nacional de Poesia Actor Mário Viegas, que foi instituído em 2003, com o objetivo de perpetuar o ilustre Scalabitano Mário Viegas, devia ter uma periodicidade bienal, mas apenas teve três edições (2003/2004, 2007/2008 e 2012/2013).

Nascido a 10 de Novembro de 1948 em Santarém, cidade onde passou a infância, Mário Viegas foi actor, encenador, “recitador e amante da poesia”, de que foram exemplo os programas televisivos “Palavras Ditas” e “Palavras Vivas” e as inúmeras gravações, tendo ainda fundado três companhias de teatro e participado em mais de 15 filmes.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo