Economia | 13-01-2019 20:45

NERSANT elabora estudo de mercado sobre Marrocos

Iniciativa tem como objectivo apoiar a exportação de produtos e serviços de empresas da região para esse país do norte de África.

Marrocos é um país a que as empresas portuguesas devem estar atentas, no que diz respeito às oportunidades de exportação. Esta é a conclusão a que chega um estudo de mercado elaborado pela NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém, ao abrigo do projecto Export Intelligence.

“As relações económicas e comerciais entre Marrocos e Portugal têm aumentado de forma constante, e tendem a intensificar-se em muitas outras áreas, devido ao equilíbrio entre a vontade das empresas portuguesas se expandirem para mercados internacionais e a dinâmica económica gerada pelos grandes projectos empreendidos em Marrocos”, começa por divulgar o estudo de mercado elaborado e publicado pela NERSANT, que elenca ainda as principais características socioeconómicas, fiscais e políticas do país, bem como as especificidades que as empresas devem cumprir para alavancar as suas vendas para esse destino.

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), o saldo da balança comercial é positivo para Portugal em 161 milhões de euros nos primeiros quatro meses de 2016. As exportações de bens portugueses para Marrocos subiram 14,7% nesse mesmo período, face a igual período do ano de 2015. Em 2015, Marrocos era o 11.º cliente de Portugal e o seu 36.º fornecedor.

Segundo o INE, ao longo dos últimos anos registou-se um aumento considerável do número de empresas portuguesas envolvidas na exportação de bens para Marrocos. Em 2015 estiveram envolvidas 1239 empresas, mais 34 empresas comparativamente a 2014.”

Para além disso, o relatório dá ainda conta dos produtos mais exportados por Portugal para aquele país do norte de África, com destaque para “os combustíveis minerais, que representaram quase um terço (31,5%) do total em 2015, seguido de ferro fundido, ferro e aço (17,6%), das máquinas e aparelhos (7,5%) e dos plásticos e suas obras (4,7%).”

A caracterização completa do mercado de Marrocos, bem como os procedimentos para uma exportação bem-sucedida para aquele país, podem ser consultados no estudo de mercado completo, disponibilizado pela NERSANT em www.exportribatejo.com (área de documentação).

O referido estudo, também disponível para outros mercados, tais como Austrália, Canadá, Chile, Colômbia, Gana, México, Moçambique, Polónia e Turquia, integra o conjunto de actividades do projecto Export Intelligence - Promoção da internacionalização da Região, financiado pelo COMPETE 2020.

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