Economia | 27-10-2016 09:48

AIP vai dinamizar sistemas de controlo e informação de gestão em mais de 100 PME

Competitividade é o foco do projecto promovido pela Associação Industrial Portuguesa.

Concebido pela AIP para gerar uma dinâmica de mudança orientada para a obtenção de resultados e melhoria global de performance, são já 85 as PME pré-aderentes ao projecto "People and Performance", 76% das quais com perfil exportador. Cerca de 40% das PME pré-aderentes são oriundas da Indústria, seguindo-se os Serviços, com 30%.

A AIP traçou este projecto com o objectivo específico de promover a competitividade das PME, melhorando os seus resultados de exploração e a sua rentabilidade operacional.

Para apoiar a implementação e monitorização dos processos, métodos e ferramentas de trabalho está previsto o investimento em software específico de apoio à gestão, à desmaterialização de processos e acesso a informação do negócio em tempo útil.

As PME aderentes irão dispor de consultoria estratégica e de gestão que lhes permitirá definir objectivos, metas e programa de acções, criação de um dashboard com informação fidedigna e actualizada, com vista à monitorização do desempenho da organização nas suas várias dimensões e funções (comercial, produção, aprovisionamento, distribuição, financeira) e à avaliação do desempenho dos seus colaboradores.

Em cada PME serão desenvolvidas intervenções que visam reforçar as capacidades de gestão, estabelecendo estratégias e objectivos que permitirão monitorizar e acompanhar desempenhos, quer da gestão, quer dos recursos humanos, e recolher informações relevantes para a tomada de decisão. A adopção destes modelos implicará o desenvolvimento de uma cultura renovada nas empresas e a definição de uma estrutura organizacional orientada para a identificação e controlo de objectivos, promovendo assim a competitividade.

Dependendo dos objectivos de desenvolvimento, complexidade dos processos de negócio e dimensão, as PME dispõem de três opções de adesão ao projecto:

Opção 1: Formulação Estratégica e Implementação do Controlo de Gestão; Opção 2: Avaliação de Desempenho; Opção 3: Formulação Estratégica e Implementação do Controlo de Gestão + Avaliação de Desempenho (intervenção integrada). Em cada opção, estão previstos dois escalões de projecto: empresas até 40 trabalhadores e empresas acima de 40 trabalhadores.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo