Economia | 20-05-2017 16:50

Nersant divulga novo sistema de incentivos às empresas

As candidaturas ao SI2E já estão abertas para a região da Lezíria do Tejo.

O SI2E - Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego já tem candidaturas abertas para a região da Lezíria do Tejo. A Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém explicou em sessões realizadas em Santarém, Cartaxo e Benavente que, para além de apoiar a criação de empresas, o mesmo contempla apoios a fundo perdido para investimentos na aquisição de equipamentos e obras de remodelação de empresas já criadas, o que há muito não se via em sede de fundos comunitários.

O referido sistema de incentivos pretende estimular o surgimento de iniciativas empresariais e a criação de emprego em territórios de baixa densidade e por essa via promover o desenvolvimento e a coesão económica e social do país. Apoia a criação de micro e pequenas empresas ou a expansão ou modernização de micro e pequenas empresas.

Não se aplicando exclusivamente aos territórios de baixa densidade, o SI2E favorece através de majorações específicas os investimentos neles realizados e sobretudo cria condições para uma maior dinâmica empresarial ao ajustar tipologias de projectos às condições reais das micro e pequenas empresas do interior.

O SI2E apoia investimentos até 235 mil euros (100 mil euros nos investimentos DLBC - Desenvolvimento Local de Base Comunitária), para a criação de postos de trabalho e investimentos em máquinas e equipamentos, informática, marcas, planos de marketing e pequenas obras de remodelação.

Compatível com outras candidaturas no âmbito do Portugal 2020 - e desde que não sejam contemplados os mesmos investimentos - esta é uma excelente forma de as empresas em territórios de baixa densidade virem complementar os seus investimentos. Há muito tempo os fundos comunitários não lançavam no mercado um sistema de incentivos que apoiasse a fundo perdido a aquisição de equipamentos e obras de remodelação.

O sistema de incentivos é direccionado para micro ou pequenas empresas de todos os sectores de actividade, com excepção do sector da pesca e da aquicultura; sector da produção agrícola primária e florestas; sector da transformação e comercialização de produtos agrícolas e florestais; projectos de diversificação de actividades nas explorações agrícolas, actividades financeiras e de seguros (CAE 64 a 66); defesa (CAE 25402, 30400 e 84220), lotarias e outros jogos de aposta (CAE 92).

Os avisos estão neste momento já abertos para a Lezíria do Tejo, com a primeira fase de candidaturas a terminar no dia 16 deJunho, esperando-se que haja muita afluência de projectos a concurso.

A associação empresarial está disponível para prestar esclarecimentos adicionais através dos contactos portugal2020@nersant.pt ou 249 839 500.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo