Economia | 23-09-2017 10:08

Nersant reforça relações institucionais em Moçambique

Associação Empresarial da Região de Santarém faz balanço muito positivo da acção promocional que realizou nesse país africano.

A Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém faz um balanço muito positivo dos cinco dias em que, em Moçambique, promoveu o potencial económico da região do Ribatejo. Da acção promocional saíram relações reforçadas com o Estado moçambicano que podem consubstanciar-se em vantagens às exportações dos produtos da região para aquele país africano de língua portuguesa.

António Campos, presidente da Comissão Executiva da Nersant, revela que durante a estadia em Moçambique foram muitas as oportunidades trazidas em carteira pela associação empresarial. Uma delas resultou da reunião realizada com o vice-ministro da Indústria e Comércio de Moçambique, Ragendra de Sousa, onde a associação empresarial ficou a conhecer e tomou nota da estratégia futura do Governo moçambicano para a área económica. No âmbito desta estratégia, Ragendra de Sousa confirmou a António Campos a construção da via-férrea de Moatize-Nacala, corredor ferroviário que vai atravessar Moçambique e que será de grande importância para a exportação de produtos portugueses para esse país.

Ainda durante a reunião, ficaram acordadas diversas parcerias futuras entre a Nersant e o Governo de Moçambique, sendo uma delas no âmbito da transferência de tecnologia no sector da agro-indústria, área com grande potencial nesse país. Outra das parcerias analisadas foi na área do empreendedorismo, tendo o Governo moçambicano ambicionado replicar no seu território o modelo levado a cabo pela Nersant na região de Santarém.

Para além da reunião com o governante, o presidente da Comissão Executiva da Nersant reuniu ainda com o 2.º vice-presidente da Assembleia da República de Moçambique, Younusse Amad, deputado eleito pela Renamo. Nessa reunião, foi transmitido à Nersant o entendimento deste partido para o futuro de Moçambique, com especial destaque para a o forte envolvimento na promoção da paz e do desenvolvimento económico do país.

A reunião com a delegada da AICEP e Conselheira Económica e Comercial de Portugal em Moçambique, Ana Maria Rosas, foi também um dos momentos importantes dessa acção promocional da Nersant em solo moçambicano. O encontro aconteceu no âmbito da realização do seminário de apresentação do Agrocluster Ribatejo com o tema "Tecnologia e Cooperação como Factores para o Desenvolvimento do Sector Agrícola e Agroindustrial", que decorreu na FACIM, tendo essa profissional ficado a conhecer não só o trabalho do Agrocluster, mas também da Nersant.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo