Economia | 19-05-2019 15:00

Campanha StayOver Fátima-Tomar para promover o turismo no Médio Tejo

Iniciativa decorre até 15 de Setembro e visa aumentar o número de visitas e dormidas na região

A campanha StayOver Fátima-Tomar quer promover o Médio Tejo, desenvolvendo a nível turístico os 13 municípios que compõem a Comunidade Intermunicipal Médio Tejo (CIMT), bem como reforçar a coesão entre os mesmos. A presidente da CIMT, Anabela Freitas, que também é presidente da Câmara de Tomar, refere que, numa primeira fase, a campanha, que decorre até 15 de Setembro, é destinada ao mercado nacional com o objetivo de aumentar o número de estadias na região.

A autarca afirma que o mérito da iniciativa passa por sentar à mesma mesa 13 municípios e entidades privadas com interesse comum, salientando que, apesar de possuírem realidades diferentes, podem unir o poder público e agregar um conjunto de privados para promover o território, desenvolver a economia local e aprender a trabalhar em parceria. “O que pretendemos é aumentar o número de estadas no nosso território, que descubram e consumam no nosso território. Trata-se de um pequeno grande passo, trabalhar em rede é muito significativo”, frisou Anabela Freitas, sublinhando que no final da campanha será feita uma avaliação e corrigir o que estiver menos bem.

Anabela Freitas destacou ainda a questão de Tomar e Fátima serem duas portas de entrada, já que são os dois locais do Médio Tejo mais conhecidos a nível turístico e por onde entram mais turistas. “Todos os municípios têm particularidades diferentes e aquilo que queremos é que se mantenham autênticos, que os turistas quando nos visitem se percam no nosso território, no bom sentido”, salientou.

A promoção do projecto StayOver Fátima-Tomar é co-financiada pelo programa Portugal 2020, mais especificamente pelo Centro 2020, tendo como parceiro o Turismo Centro de Portugal, enquanto as experiências são financiadas pelos municípios, hoteleiros e restaurantes parceiros.

Os municípios que se encontram no programa StayOver Fátima-Tomar são Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Sardoal, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha. As experiências nos diferentes municípios passam por visitas ao museu ferroviário, ao fluviário de Ferreira de Zêzere, descidas de canoa de Constância ao Castelo de Almourol, passeios equestres, percursos pedestres por Dornes, entre muitas outras, destinadas não só a casais, mas também a famílias com crianças. No final da campanha será organizada uma convenção com todos os hoteleiros com críticas e sugestões de melhorias para saber quais os passos seguintes.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo